Tribuna Popular

IAB/RS defende fortalecimento do planejamento e da gestão urbana

Entidade ocupou a Tribuna Popular, na Câmara Municipal, e lembrou revisão do PDDUA

Tribuna popular: Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS) discute planejamento e gestão urbana, patrimônio cultural e outros. Na foto, Rafael Pavan dos Passos, presidente da entidade.
Rafael Passos (e), com o vereador Cássio Trogildo (d), preside o IAB/RS (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

O planejamento e a gestão urbana foram pontos discutidos pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS), durante o período de Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizado na sessão ordinária desta quinta-feira (29/6). Representando o departamento do Rio Grande do Sul da entidade, Rafael Pavan dos Passos, arquiteto e presidente local, defendeu no Plenário Otávio Rocha a importância do desenvolvimento do planejamento urbano.

Em âmbito municipal, Rafael Passos apontou algumas preocupações ao questionar o lugar deste tema na atual gestão administrativa da Prefeitura. Uma das questão apontadas por ele foi a redução no número do quadro de arquitetos. “O Executivo parece não estar preparado ao desafio”, afirmou. De acordo com Passos, é necessário incorporar especialistas em política urbana para participação no processo de planejamento da Cidade, bem como nos espaços de informação e debates com a sociedade sobre esses temas. 

A transparência de projetos urbanísticos no Legislativo foi outro ponto destacado pelo presidente do IAB/RS, assim como a necessidade da qualificação dos espaços urbanos, ambientais e propostas de obras públicas. Em relação a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), Rafael Passos disse entender que isso deve ser feito com a participação popular. “O Instituto de Arquitetos do Brasil está à disposição do Município para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da cidade”. afirmou. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)