Plenário

IFET pede terreno para a Escola Técnica do Partenon

Cláudia recebe relatório de comissão Foto: Elson Sempé Pedroso
Cláudia recebe relatório de comissão Foto: Elson Sempé Pedroso

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (IFET-RS), professora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, pediu, na sessão desta segunda-feira (27/4), apoio dos vereadores de Porto Alegre para acelerar a cedência de terreno da prefeitura visando à implantação da Escola Técnica do Partenon. Cláudia compareceu ao Plenário Otávio Rocha acompanhada do professor Paulo Sangoi, diretor do Campus Porto Alegre do IFET-RS (antiga Escola Técnica da Ufrgs).

Cláudia afirmou que a expansão do IFET-RS na Capital prevê aumento das estruturas física e pedagógica, o que resultará em mais vagas para que alunos carentes e oriundos da rede pública  melhorem sua escolaridade. A meta da instituição é ampliar para 3.440 o número de matrículas em 2011, ou seja, 1.324 a mais que as 2.016 realizadas em 2009.

Paulo Sangoi disse que o Campus Porto Alegre do IFET-RS não tem mais condições de se manter onde está. "Muitos jovens necessitam estudar à noite, pois trabalham de dia, e não há mais como abrir turmas nesse turno, que está lotado", informou. O diretor ressaltou a importância de a Câmara tentar acelerar, junto à prefeitura, a cedência do terreno da Zona Leste. "Há urgência, pois 2010 será ano eleitoral", declarou, frisando a importância de a doação ocorrer ainda em 2009.

O vereador Aldacir Oliboni (PT) lembrou que a prefeitura de Porto Alegre comprometeu-se a doar o terreno para a construção da Escola Técnica do Partenon, a exemplo do fez com a Escola Técnica da Restinga. Oliboni enfatizou que a construção de mais escolas técnicas é uma das bandeiras do governo federal apoiadas pela Câmara Municipal. Segundo o vereador, a Casa aguarda que o prefeito marque uma reunião para tratar da cedência do terreno.

Juntamente com o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara, vereador DJ Cassiá (PTB), Oliboni entregou a Cláudia e a Sangoi o relatório das reuniões realizadas pela Comissão Pró-Escola Técnica do Partenon. DJ Cassiá comemorou o projeto de criar uma escola profissionalizante na Zona Leste da Capital. Na sua opinião, somente com iniciativas como essa será possível "combater o crime e a desgraça".                  

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Obras da escola técnica da Restinga começam em setembro