Comissões

Comissão inter-legislativa cobrará área para escola técnica

Comunidade compareceu à audiência Foto: Pedro Revillion
Comunidade compareceu à audiência Foto: Pedro Revillion

Representantes dos poderes Legislativos do Município, do Estado e da União deverão formar uma comissão para pressionar o prefeito José Fogaça a doar área para a construção da Escola Técnica do Partenon. A ideia foi aceita por unanimidade na noite desta segunda-feira (18/5) em audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre no Colégio São José do Murialdo.

O diretor do campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (IFET-RS), Paulo Sangoi, disse que a área escolhida para a construção da escola fica na Avenida Bento Gonçalves, próxima ao Carrefour. Conforme o professor, são 70 mil metros quadrados, nos quais será erguido um campus completo e não somente um prédio.

Sangoi fez um apelo para que a prefeitura decida se vai ou não doar o terreno. Segundo o professor, com mais espaço o IFET da Capital (hoje instalado na antiga Escola Técnica da Ufrgs) poderá atender, gratuitamente, até 4 mil alunos dentro de três a quatro anos. Atualmente, de acordo com Sangoi, o espaço físico é de 8 mil metros quadrados. "Hoje daria para colocar mais três ou quatro turmas, no máximo, num total de 150 vagas", calculou. Sangoi destacou a importância do ensino técnico e profissionalizante, citando que, conforme pesquisa do Ministério da Educação, 70% dos formandos de escolas técnicas entre 2003 e 2007 estão empregados.

Apoio

Presente à audiência, a presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, Maria do Rosário (PT-RS), reiterou a necessidade de a prefeitura agilizar a doação da área para o IFET-RS. A deputada informou que os recursos do Orçamento da União estão disponíveis para a construção da escola neste ano. Lembrou que 2010 será ano eleitoral, o que dificultará a contratação de novas obras. Rosário dispôs-se a organizar o apoio da bancada federal gaúcha para integrar uma comissão de representantes legislativos das três esferas. O objetivo será demonstrar ao prefeito Fogaça a importância de o governo municipal disponibilizar o terreno para a escola do Partenon ainda neste ano.

O presidente da Cece, vereador DJ Cassiá (PTB), e o vereador Tarciso Flecha Negra (PDT), membro da comissão, reforçaram a ideia de unir esforços para conseguir o terreno, situado no número 5.615 da Avenida Bento Gonçalves. "Precisamos da união de todos - independentemente de partido político - para trazer uma escola técnica ao Partenon", disse Tarciso. "Essa região espera há muito tempo por essa escola", lembrou DJ Cassiá.

Projeto

Integrante da comunidade do Partenon, o vereador Aldacir Oliboni (PT) informou que, para que a doação se concretize, o Executivo precisa enviar projeto à Câmara Municipal. Oliboni disse que o prefeito Fogaça manifestou apoio pela instalação da Escola Técnica do Partenon, mas, até agora, o processo de doação não avançou. Como os demais participantes da audiência de ontem, Oliboni lamentou que o Executivo não tenha mandado representante ao encontro.

Diversos integrantes da comunidade declararam-se favoráveis a pressionar o Executivo com a formação de uma comissão de vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores para procurar o prefeito. Também ficou decidido que, no dia 4 de junho, às 14h30min, haverá manifestação em frente à prefeitura para reivindicar a doação da área destinada à Escola Técnica.

Além de DJ Cassiá, Tarciso, Oliboni, Rosário e Sangoi, participaram da Mesa da audiência o deputado estadual Adão Villaverde (PT); o diretor da Escola Murialdo, padre Geraldo Boniatti; e os integrantes da comissão pró-Escola Técnica do Partenon Antônio Matos, Pedro Lima e Alba Bicca.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)