Consciência Negra

Instalação presta tributo aos escravos africanos

O Navio Negreiro e a Árvore do Lembramento no saguão do plenário Foto: Tonico Alvares
O Navio Negreiro e a Árvore do Lembramento no saguão do plenário Foto: Tonico Alvares

A Associação Mocambo apresenta a instalação Navio Negreiro, do Mar ao Asfalto até sexta-feira (23/11) no saguão do Plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). A obra faz parte da programação da 28ª Semana da Consciência Negra promovida pelo Legislativo da Capital.

Velas brancas e figuras humanas assentadas sobre panos coloridos simbolizam uma nau de transporte de escravos. As cores do pan-africanismo - preto, verde, amarelo e vermelho – predominam no conjunto, composto também pela Árvore do Lembramento, formada por galhos e folhas com mensagens deixadas pelo público. A caravela chegou à Câmara no sábado (17/11) em um cortejo do qual participou o ator Antônio Marques, da peça Navio Negreiro

 A presidente da Mocambo, Maria Elaine Rodrigues, diz que a instalação homenageia a cultura trazida pelos negros que conseguiram chegar vivos ao Brasil. “Fazemos aqui uma ode aos ancestrais”, afirma. A Árvore do Lembramento remete às “árvores do esquecimento”, explica Elaine. Ela conta que, ao deixarem suas terras, os africanos cumpriam um ritual: davam voltas em árvores até ficarem tontos. Queriam esquecer o passado para poder enfrentar o futuro de escravidão.

A instalação pode ser visitada das 8h30min às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e das 8h30min às 16 horas, na sexta-feira. A entrada é franca. Informações: e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br e telefone (51) 3220-4392.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)