Artes Visuais

Jalda Ghignatti mostra aquarelas inspiradas na natureza

A artista está com exposição na Câmara Municipal até 18 de novembro.

  • Exposição de aquarelas da artista Jalda Ghignatti Cardoso
    Os 38 trabalhos estão no espaço cultural do segundo piso (Foto: Esteban Duarte/CMPA)
  • Exposição de Jalda Ghignatti Cardoso
    Delicados florais predominam entre os quadros (Foto: Divulgação)

Aquarelando Flores e Cores, Formas e Objetos é a exposição que pode ser visitada até 18 de novembro no T Cultural Tereza Franco, da Câmara Municipal de Porto Alegre. Compõem a mostra 38 aquarelas da artista Jalda Ghignatti Cardoso que têm a natureza como principal fonte de inspiração. A infância, o cotidiano, flores, mulheres, gatos, rendas, formas e objetos destacam-se em suas obras. "As veladuras e as texturas com pinceladas de tintas definem a estrutura da forma, expressando sua criatividade, seu equilíbrio e imaginação", define o arquiteto Wander Augusto Barella, responsável pela organização da exposição.

Conforme Barella, "a sensibilidade, a leveza das mãos, a maciez dos pincéis, a técnica da pintura, a mistura de cores e pigmentos dissolvidos em água, tudo isso forma um balé de cores e movimentos na superfície do papel" trabalhado por Jalda. Ele ressalta o suave efeito transparente nas composições. Segundo o curador, a artista estuda, pesquisa e trabalha para seu aperfeiçoamento, na busca incessante da qualidade. "A inquietação habita nela. Não é de hoje que pinta, cria, busca outras maneiras de se expressar com a arte", diz. Formada em Artes Plásticas, Jalda escolheu a pintura "para se comunicar com o universo das cores e tintas".

A exposição na Câmara está aberta de segundas a sextas-feiras, das 8h30min às 18 horas, com entrada gratuita. Nos dias 14 e 15 de novembro, não haverá visitação. A mostra tem apoio do gabinete do vereador Mendes Ribeiro (PMDB) e do Memorial da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255). Informações: (51) 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)