Cefor

LDO 2011 é avaliada na Comissão de Finanças

Ilmo Wilges (d) explicou aos vereadores critérios utilizados na LDO Foto: Elson Sempé Pedroso
Ilmo Wilges (d) explicou aos vereadores critérios utilizados na LDO Foto: Elson Sempé Pedroso

A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) realizou, nesta terça-feira (31/8), audiência pública com a finalidade de esclarecer questões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011. O coordenador de Programação Orçamentária, Ilmo Wilges, informou que a LDO tem a finalidade de orientar a elaboração do Orçamento municipal e definir metas e prioridades para o próximo ano, além de estabelecer regras sobre mudanças nas leis de impostos, finanças e pessoal.

Conforme Wilges, a proposta prevê receita total de R$ 4,109 bilhões para o Município em 2011, 12,63% a mais do que no Orçamento deste ano. Na oportunidade, o coordenador disse também que foi acrescido um item ao Plano Plurianual (PPA) 2010-2013, chamado de programa Porto Alegre Copa 2014. Conforme ele, a necessidade do acréscimo se deu em virtude dos investimentos previstos para o evento, tais como a duplicação da Avenida Edivaldo Pereira Paiva, da Avenida Voluntários da Pátria, implantações das obras de arte na III Perimetral, complexo da Rodoviária, a  reforma do Hospital de Pronto Socorro, entre outras.

De acordo com Wilges, o projeto está  dividido em 13 programas, e estabelece como prioridades no Orçamento municipal, pela ordem, as seguintes áreas: habitação; assistência social; educação; pavimentação; saúde; saneamento básico (DEP); cultura; desenvolvimento econômico; saneamento básico (Dmae); e circulação e transporte. Os programas listados pelo Executivo são os seguintes: A Receita é Saúde; Cidade Inovadora; Cidade Integrada; Cidade Solidária e Participativa; Cresce Porto Alegre; Gestão Total; Lugar da Criança é na Família e na Escola; Mais Recursos, Mais Serviços; Porto da Inclusão; Porto do Futuro; Transforma Porto Alegre; Vizinhança Segura; e Porto Alegre Copa 2014.

O secretário municipal da Fazenda, Urbano Schimitt, disse que a elaboração da LDO foi realizada de forma a se tornar totalmente exeqüível. Segundo ele, a previsão financeira do Município tem estrutura para suportar futuros investimentos. “Estamos seguindo o mesmo rumo com o equilíbrio necessário das finanças para uma boa administração”, argumentou.

O presidente da Cefor, vereador Idenir Cecchim (PMDB), elogiou a atuação da equipe financeira do Município, afirmando que o equilíbrio exigido entre a receita e a despesa está fazendo com que Porto Alegre cresça satisfatoriamente. Durante a reunião, ficou estabelecido que o relator da LDO será o vereador João Carlos Nedel (PP).

A LDO já está sendo discutida em plenário, podendo neste período serem apresentados substitutivos e emendas, tanto de vereadores quanto de populares, desde que subscritas por 300 eleitores ou três entidades representativas. Após, o projeto é encaminhado para a Cefor, onde será elaborado o relatório final. O próximo passo é a entrada na Ordem do Dia e, depois, a votação, que deve ser realizada até o dia 10 de outubro, quando será remetida ao prefeito para sua sanção.

Além da equipe econômica do Município, participaram da reunião os vereadores João Antônio Dib (PP), vice-presidente da Cefor; Airto Ferronato (PSB) e Toni Proença (PPS).

Leia também:
LDO 2011 prevê receita de R$ 4,1 bilhões para Prefeitura

Regina Tubino Pereira (reg .prof. 5607)

Ouça:
Copa é prioridade no orçamento já em 2011