Sessão Solene

Legislativo entrega troféu ao Hospital Ernesto Dornelles

Ruas (c), Thiago e dirigentes do HED Foto: Vicente Carcuchinski
Ruas (c), Thiago e dirigentes do HED Foto: Vicente Carcuchinski
O Hospital Ernesto Dornelles (HED), fundado há 51 anos pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Afpergs), recebeu o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (29/11). Proposta pelo vereador Pedro Ruas (PSOL) e conduzida pelo presidente da Casa, Dr. Thiago Duarte (PDT), a homenagem contou com a presença de dezenas de servidores do hospital, que lotaram as galerias do Plenário Otávio Rocha.

Ruas disse que o momento era de grande emoção, em especial porque seus pais, seu tio Bagre Fagundes e ele próprio podiam estar ali no plenário graças ao ótimo atendimento um dia recebido no HED. Lembrou que o hospital começou a ser construído em 1946 e concluído em 1962, no governo de Leonel Brizola, e, desde então tem se destacado pela qualidade. “No momento em que a saúde do país inteiro é questionada, sabemos o grau de excelência do hospital”, afirmou. “Fico extremamente honrado ser ter sido instrumento dessa homenagem.”

Conforme o vereador, o HED conquistou abrangência estadual e, muitas vezes, nacional, comprovada pelos vários relatos de pessoas que vieram de outros estados para se tratar lá. Na opinião de Ruas, o hospital não merece ser homenageado apenas pelos 50 anos comemorados no ano passado, pelos ótimos serviços ou pela novíssima emergência, mas por “sua trajetória de preservação da vida”.

Ruas ainda destacou o talento, o empenho, a agilidade e a presteza dos servidores e do corpo clínico do HED, com sua “capacidade de mudar vidas”. Segundo o vereador, ao salvarem seu pai e sua mãe, os profissionais do hospital mudaram a sua vida.  “Este é o agradecimento de Porto Alegre ao hospital, à Afpergs, aos servidores, ao corpo clínico e à direção”, ressaltou. “Que mais 51 anos se passem e possamos homenagear de novo o Hospital Ernesto Dornelles”, afirmou. Ao fim do pronunciamento, Ruas entregou o Troféu aos representantes do HED e da Afpergs.

Pioneirismo

O presidente da Associação, Décio Francisco Scaravaglioni, agradeceu a homenagem da Câmara, “que representa o povo de Porto Alegre”, e pela manifestação “de muita emoção e muito conteúdo” de Ruas. Disse que o HED tem uma tradição de pioneirismo e de inovações técnicas na medicina gaúcha e brasileira e que seu objetivo atual “funde-se com a máxima dos 88 servidores que o fundaram”: prevenir doenças e promover a qualidade de vida. “Muito obrigado por essa homenagem calorosa”, declarou.   

O chefe do setor de Cardiologia e Clínica Médica do HED, Ciro Leães, lembrou que o HED foi fundado no local onde começou a Revolução Farroupilha, junto à Ponte da Azenha. “Talvez isso explique a força telúrica de nosso hospital”, avaliou. “Desde a inauguração, o HED foi eterno progresso em todas as áreas da medicina e sempre esteve de portas abertas 24 horas, numa luta constante contra a morte, o alívio das dores, pelo nascimento de uma criança”, afirmou. “Não contente com isso, o HED hoje expande suas ações para as ilhas e o Interior.” Conforme Leães, a instituição passou a gerenciar o Hospital de São Jerônimo. Ele também destacou a inauguração da “melhor emergência do Sul do mundo”, em 2013, e agradeceu ao empenho dos funcionários. 

Além de Dr. Thiago, Leães e Scaravaglioni, compuseram a mesa da solenidade o superintendente médico do HED, Ricardo Guterres; o secretário-adjunto municipal da Saúde, Inélio Figleki; e o tradicionalista Bagre Fagundes. Também participaram de homenagem os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Idenir Cecchim (PMDB) e João Carlos Nedel (PP).

A instituição

O HED foi fundado em 30 de junho de 1962 pela Afpergs. Hoje possui mais de 1.300 funcionários e 312 leitos, 2 mil médicos credenciados, 12 salas cirúrgicas, maternidade com três salas de partos, oito leitos de UCI e oito leitos de UTI neonatal e infantil, 22 leitos de UTI adulto, três salas de procedimentos ambulatoriais e 36 leitos de recuperação. Em 2013, entregou à comunidade uma nova ala de emergência, aumentando a capacidade de atendimento.  

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)