Plenário

Liderança / Comunicações - Homenagem Jornal do Comércio

Em homenagem prestada pela Câmara Municipal, nesta segunda-feira (23/5), os vereadores de Porto Alegre manifestaram-se pelo aniversário de 78 anos do Jornal do Comércio (JC):

INDEPENDÊNCIA – Pedro Ruas (PSOL) disse que o Jornal do Comércio tem independência não interessando a ideologia e o partido ao qual realiza a cobertura jornalística. “O Jornal do Comércio cobre e se interessa (por Porto Alegre) como nem um outro órgão de imprensa faz”, argumentou Ruas. Segundo o vereador, são tratados assuntos polêmicos, como a CPI da Saúde ou de um bairro determinado que precisa de atenção ou dos tempos do Plano Diretor da Capital (PDDUA). “É um jornal que não espera a desavença e o escândalo, mas que noticia o dia a dia da Câmara e da cidade de Porto Alegre”, elogiou Ruas. (LO)
 
RETIDÃO – Elói Guimarães (PTB) destacou que o Jornal do Comércio tem uma história de retidão. “Não é fácil em todo esse processo competitivo ser um prumo da comunicação,  trazendo à sociedade – de forma imparcial – seus momentos e seu cotidiano, contradições e interesses”, ponderou. Conform Elói, o JC possui um “grande radar”, isto porque sintetiza em suas páginas notícias de Porto Alegre, do Estado, do Brasil e do Mundo. “É um informativo de credibilidade. O Jornal do Comércio vem seguindo sua história de grandeza”, sustentou. (LO)
 
ADMIRAÇÃO – Mauro Pinheiro (PT) mostrou admiração pelo trabalho do Jornal do Comércio. “O Jornal do Comércio é isento, e traz todos os dias as principais notícias da cidade sem se preocupar com anunciantes”, ponderou o vereador. Mauro relatou que os debates que ocorrem na Casa estão sempre noticiados no jornal. “Temos que agradecer a este trabalho prestado à Casa e a cidade de Porto Alegre”, finalizou. (LO)
 
PRÓDIGO – Dr. Raul Torelly (PMDB) colocou que não se pode esquecer o jornalismo e os jornalistas do Jornal do Comércio. Elogiou o colunista Fernando Albrecht pela coluna “isenta, cheia de informações e que servem de pauta para algumas iniciativas”. Segundo Dr. Raul, o trabalho no periódico é feito de forma a valorizar a política local. “O JC é pródigo em episódios que valorizam sua existência em nosso Estado”, disse. (LO)
 
TRADICIONAL – Toni Proença (PPS) destacou que o Jornal do Comércio é um jornal tradicional sem ser conservador, e que este reafirma os valores do Rio Grande do Sul e do povo de Porto Alegre. “O JC informa a cidade de Porto Alegre e debate com a cidadania”, afirmou. Segundo Toni, o jornal traz como destaque argumentos importantes para a democracia: “A geração de direito, aceitação de conflitos e difusão de informação são destaques que o Jornal do Comércio cumpre”, disse o parlamentar. (LO)

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)

Leia também:
Jornal do Comércio recebe homenagem pelos 78 anos