LIDERANÇAS

Discursos em Lideranças

Os assuntos tratados em tempo de Liderança na sessão desta quinta-feira (27/4) foram os seguintes:

CÂMARA – Ervino Besson (PDT) lembrou que, em 1º de maio, completam-se 20 anos da mudança da Câmara Municipal para o atual prédio. O vereador enfatizou que a transferência dos vereadores para o Palácio Aloísio Filho deu-se pelo esforço do prefeito de então e ex-governador Alceu Collares, hoje deputado federal. “Com seu espírito empreendedor, ele deu condições de mudar a Câmara para cá”, afirmou, recordando que o primeiro presidente na nova Casa foi o falecido André Forster. (CB)

OP - Cassiá Carpes (PTB) comentou sobre as realizações do Orçamento Participativo, alertando que “não basta prometer obras, mas tê-las no orçamento”. O vereador, que foi secretário municipal de Obras e Viação, disse que somente a Smov recuperou mais de 50 obras deixadas pelo governo municipal desde 99 por problemas financeiros. Segundo Cassiá, do total de R$ 175 milhões em dívida deixada ao governo Fogaça, R$ 20 milhões foram para a secretaria. “Não basta prometer para a população de Porto Alegre. Tem que ter um orçamento e prepará-lo para isso”, reiterou. (AB) 

BIOMETRIA – João Dib (PP) lamentou a falta de participação dos vereadores na CPI que apura o excesso de licenças médicas nos órgãos do município, a qual preside. Lembrou que a comissão contou a com a aprovação unânime do plenário e, ainda, que seus integrantes foram indicados pelas lideranças. “Mas a comissão não consegue se desenvolver e buscar os objetivos a que se propõe”, disse, reclamando do afastamento de componentes, o último a vereadora Clênia Maranhão (PPS), que pediu desligamento formal à CPI nesta manhã. “É difícil fazer as coisas andarem e ter altivez quando não temos responsabilidade e seriedade”, protestou. (AB)

AGRADECIMENTOS - Manuela d’Ávila (PCdoB) agradeceu empenho da Câmara Municipal na aprovação, ontem, do projeto que prevê a concessão de meia-entrada para estudantes na Capital. “É uma prova de que os vereadores estão comprometidos com a juventude.” Ela agradeceu também a solidariedade recebida, na terça-feira (25/4), quando comunicou ao presidente da Câmara, Dr. Goulart (PDT), ter recebido ameaças de morte. (CS)

VIAGENS - Luiz Braz (PSDB) lamentou que seu colega de partido, Claudio Sebenelo, tenha recebido falta de presença no plenário por viajar a Brasília para a posse da ministra Ellen Northfleet na presidência do STF. “Estamos inaugurando uma fase diferente do que ocorria no passado. Vereadores viajavam à África, México e Estados Unidos, representando a Câmara, sem contestações. Sempre votei favoravelmente, mas mudarei minha atitude.” (CS)

CULTURA - Sofia Cavedon (PT) lamentou que o Auditório Araújo Vianna esteja sendo indicado pela Prefeitura para privatização. “O discurso é de que o equipamento está obsoleto e que a saída é terceirizar. O Executivo se nega a governar.” Sofia lembrou que o auditório permite acesso a programas culturais com preços baixos, acolhendo grupos sem estrutura. “O governo aplica a lógica do lucro para o espaço público.” (CS)

CRIANÇAS - Professor Garcia (PPS) disse ter participado de evento, hoje, em que foi agraciado como colaborador de projeto da Brigada Militar que beneficia crianças carentes da periferia da cidade. Segundo ele, os adolescentes são inscritos na BM e, durante dois anos, fazem cursos de chapeação e pintura de carros, conseguindo contribuir para a receita familiar. “O projeto se fundamenta na hierarquia e na disciplina, importante na formação de jovens.” (CS)

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)