Plenário

Discursos de Lideranças

Os vereadores da capital manifestaram-se, nesta quarta-feira (30/8), sobre os seguintes temas:

ATAQUE - Elias Vidal (PPS) lamentou o episódio em que um computador de seu gabinete foi utilizado para enviar mensagem pejorativa relacionada ao presidente Lula. Esclareceu que retornou de viagem à tarde e que, chegando à Câmara, por volta das 14h30, dirigiu-se diretamente ao plenário. Ao se desculpar pelo ataque de cunho político encaminhado em seu nome, Vidal ressaltou que mantém ótimo relacionamento com a bancada do PT e que suas divergências não ultrapassam o campo das idéias. “E tenho especial admiração pelo presidente Lula, por sua luta em prol do povo brasileiro”, reiterou. (AB)

SAÚDE - Aldacir Oliboni (PT) comentou reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara, que avaliou ontem (29/8) o relatório de gestão da Secretaria Municipal da Saúde no primeiro trimestre de 2006. “Na eleição era prioridade e agora, quase dois anos depois, os próprios promotores dizem que a saúde está o caos”, criticou. O vereador também manifestou sua preocupação com a falta de repasses pelo governo do Estado, que somente para Porto Alegre teria deixado de encaminhar R$ 20 milhões em recursos. (AB0

SAÚDE II – Ao responder ao colega Aldacir Oliboni, Cláudio Sebenelo (PSDB) classificou como inaceitável a “partidarização” dos dados sobre a saúde na Capital. Disse que a situação no setor é de “total descalabro” e que as questões não serão resolvidas em apenas dois anos. Por outro lado, criticou o processo de “enfermeirização” da Medicina e a “situação caótica” promovida durante a gestão do PT. “A ponto deste vereador ter solicitado uma CPI da Saúde aqui na Câmara.” (AB)

CAIS - Raul Carrion (PCdoB) solicitou informações à Mesa Diretora sobre as decisões tomadas pela comissão de revitalização do Cais Mauá, da qual a Câmara Municipal participa e que estaria elaborando uma licitação internacional para destinar espaço entre a Rodoviária e a Usina do Gasômetro a negócios de lazer. Segundo Carrion, a comissão, coordenada por Edemar Tutikian, estaria atuando silenciosamente, tendo inclusive reunião prevista para amanhã. “Há intenção de transformar uma área especial de interesse cultural nesse megaprojeto. Estamos diante de algo obscuro.” (CS)

CAIS II - Sobre a denúncia de Raul Carrion (PCdoB) de que a comissão para revitalização do Cais Mauá estaria preparando uma licitação internacional sem consultar a Câmara Municipal e a população, João Dib (PP) afirmou que não aceitará qualquer licitação sem um prévio estudo de viabilidade urbana. “Nem mesmo a Sociedade de Engenharia do RS concordaria com isso. Seria uma afronta ao povo de Porto Alegre, pois é preciso que a população saiba o que vai ser feito no cais.” (CS)

CAIS III - Bernardino Vendruscolo (PMDB) se comprometeu a buscar informações sobre a licitação internacional que estaria sendo elaborada para a revitalização do cais de Porto Alegre. “A Câmara deve participar das decisões sobre o porto da Capital.” Ele saudou o projeto de modernização do porto, “que já deveria ter acontecido há muito tempo”, e lamentou que a cidade “tenha dado as costas ao Guaíba e esquecido o seu porto”. Para ele, a Câmara precisa se somar àqueles que estão tentando fazer alguma coisa pelo cais da Capital. (CS)

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)