Lideranças

Lideranças

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante período de Lideranças na tarde desta segunda-feira (30/08), debateram os seguintes temas:

VILA NOVA - Fernanda Melchionna (PSOL) denunciou que, no Hospital Vila Nova, a administração está cobrando dos pacientes cerca de R$ 20,00 para que os televisores, rádios e ventiladores sejam ligados nas dependências da instituição. "Lamentamos muito que um hospital público, que atende pelo SUS, esteja cobrando de seus enfermos dinheiro para funcionar", protestou, ao sugerir que a presidência da Câmara Municipal tome uma atitude junto à prefeitura sobre a situação. "Precisamos agir, por isto é ilegal, imoral e ilegítimo. O serviço é garantido pela Constituição e deve ser preservado". (ES)

UPAs - Dr. Raul (PMDB) criticou a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por não priorizar a instalação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na cidade. "Já existem recursos disponíveis pelo governo federal para execução das UPAs, mas o governo municipal fica questionando os locais onde devem ser instalados. Isto não pode acontecer", reclamou ao dizer que as UPAs são uma grande solução para reverter a superlotação das emergências nos hospitais. "É triste ver projetos previamente encaminhados serem barrados por mera burocracia e falta de prioridade", registrou. (ES)

MOROSIDADE - Engenheiro Comassetto (PT) reclamou da morosidade da administração municipal em executar os projetos financiados pelo governo federal. "Existem recursos disponíveis, mas falta postura e agilidade na hora de efetuar os projetos", afirmou. Segundo ele, enquanto o governo Lula faz o combate por mais segurança pública, através do Pronasci, o município de Porto Alegre se omite. "A prefeitura está sendo incapaz de tomar frente para executar o programa e instalar os territórios da paz - que são praças com equipamentos de esporte, lazer e cultura para dar oportunidade aos jovens da Capital", explicou. (ES)

Ester Scotti (reg. prof. 13387)