Lideranças

Lideranças

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (1/6), os vereadores da Câmara Municipal trataram dos seguintes assuntos:

INSULTO - Maria Celeste (PT) mostrou-se impressionada com os insultos que levou do líder comunitário Ronei Gomes, do Jardim Vitória da Conquista, enquanto ocupava a tribuna popular desta segunda-feira (1/6). "É estranho ver esta manifestação, pois este senhor esteve aqui enquanto eu era presidente para me encher de elogios", afirmou Celeste. Segundo informou a vereadora, o representante da comunidade é cargo de confiança do secretário Maurício Dziedricki e por isso tem interesse em desconstituir o trabalho da líder da bancada que denunciou esquemas de corrupção na secretaria de saúde. (ES)

INSULTO II - Nilo Santos (PTB) disse à vereadora Maria Celeste que o secretário Maurício Dziedricki não tem nada a ver com a situação criada pelo líder comunitário na Tribuna Popular de hoje. "Ele não é CC da Secretaria de Obras e muito menos veio até aqui a mando do secretário. Não entenda isso como um gesto do Maurício", explicou. Nilo concordou com o desrespeito do líder comunitário e elogiou Celeste pela condução da presidência da Casa no ano de 2007. "Foi um período muito bem avaliado pela bancada do PTB", registrou ao acusar que Ronei Gomes esteve na Casa para fazer campanha prévia a vereador. (ES)

ELOGIOS - Reginaldo Pujol (DEM) elogiou o vereador Tarciso Flecha Negra (PDT) pelo discurso que fez no período de Lideranças da Câmara Municipal. "Foi uma fala feita com honestidade sobre um trabalho magnífico que Tarciso faz libertando crianças e adolescentes através do esporte", afirmou. Segundo ele, Tarciso tem razão em comemorar a realização da Copa de 2014 em Porto Alegre, mas ressalvou que todas as obras necessárias para a concretização do evento devem ser vistas como um ganho para a cidade. "São os porto-alegrenses que merecem usufruir dos avanços que a Copa vai trazer". (ES)

COPA - Elias Vidal (PPS) considerou que a vinda da Copa do Mundo para Porto Alegre deixará um grande legado para todos os porto-alegrenses. Disse que o Legislativo da capital tratou com muita seriedade os temas que foram debatidos em relação à possibilidade da vinda deste evento. “É o maior evento esportivo do mundo, e nós teremos o privilégio de viver essa oportunidade”, enfatizou o vereador. Para o vereador, seria muito frustrante não ter a Copa em Porto Alegre. “É claro que teremos muito trabalho pela frente. E teremos que fazer o tema de casa com muita responsabilidade”. (RA)

RESPONSABILIDADE - Para o vereador Ervino Besson (PDT) Porto Alegre será uma nova cidade depois da vinda da Copa do Mundo para cá. "Claro que teremos uma grande responsabilidade a partir de hoje para que tudo dê certo”, disse o parlamentar. Fez um apelo aos jovens para que fiquem atento ao consumo de drogas durante o evento. “Teremos de dar o exemplo para os que aqui vierem”, ressaltou Besson. Elogiou os clubes Internacional e Grêmio pela participação no evento. “Têm sido grande colaboradores.” Elogiou ainda dois eventos realizados no final de semana na cidade. “A sociedade Israelita, pela extraordinária Festa de Rua, e a prefeitura, pela divulgação da vinda da Copa para Porto Alegre.” (RA)

EMBATE I - O vereador Valter Nagelstein (PPS)  considerou que os vereadores que travaram embate na semana passada se excederam em suas colocações. Disse que ficou chateado, pois sua intenção era um enfrentamento político, e não pessoal, como acabou acontecendo. “Portanto, faço um apelo para que encerremos o debate”, pediu o parlamentar. Disse ainda que não ofendeu as mulheres do Legislativo. ”Não aceito a pecha de machista, pois trato todos os gêneros igualmente”, disse Nagelstein. Aproveitou a oportunidade para cumprimentar os jornalistas pelo Dia da Imprensa. (RA)

EMBATE II - Maria Celeste (PT) pediu a Valter Nagelstein que os embates realmente sejam pautados no campo político e que as relações sejam de fato mais sérias. “As notas taquigráficas comprovam a arrogância e a prepotência deste vereador.” Pediu ainda que, caso ele tenha críticas a fazer a algum profissional da imprensa ligado ao PT, que o faça à liderança petista. “Me causou surpresa como ele abordou uma jornalista nossa”, considerou a vereadora. Celeste também saudou todos os veículos de comunicação pelo Dia da Imprensa. “Também quero deixar meu abraço especialmente aos profissionais da Casa”. (RA)

Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)