Comunicações
No período de Comunicações da reunião de hoje (9/7) da Comissão Representativa os vereadores trataram dos seguintes assuntos:
REFORMA - Nelcir Tessaro (PTB) comentou sobre a reforma eleitoral para 2010, votada na noite de ontem (8/7) na Câmara Federal "Houve avanços em relação a liberação de propaganda via Internet. No mundo globalizado em que vivemos era inadmissível não poder usar a informática. É mais limpo e menos oneroso. O vereador elogiou ainda a proibição do uso de muros. Achei pertinente, pois muitos não cumprem o que manda a legislação após o pleito e não limpam a cidade. Tessaro aproveitou e fez um apelo a Justiça Eleitoral para que coloque agentes nas ruas para verificar os que ainda estão pintados e pediu que seja revisado o uso de cavaletes em esquinas. (RA)
SAÚDE - Maria Celeste (PT) manifestou-se sobre a saúde na Grande Santa Rosa e Parque Belém. Para a vereadora, essa duas comunidades vêm sofrendo ao longo dos anos no que diz respeito ao atendimento público. No Parque Belém o posto chegou a ser fechado mesmo com a intervenção da Câmara que buscou junto ao gestor público providências, disse. Ressaltou que a Cosmam vem procurando resolver o problema e também não tem obtido sucesso. Quanto a Santa Rosa, Celeste disse que o espaço físico para atendimento é pequeno. Foi feita uma reforma e o problema não foi solucionado, enfatizou ao ressaltar que esta unidade de saúde atende em torno de 96 mil pessoas. (RA)
INVEJA - João Pancinha (PMDB) criticou alguns veículos de comunicação nacionais que insistem em difamar o estado do Rio Grande do Sul e a cidade de Porto Alegre por ter sido escolhida uma das sedes da copa do mundo. É um absurdo nos depararmos com a notícia de que o saneamento básico de Porto Alegre é um dos piores do Brasil, reclamou ao justificar que esta postura representa uma forma de desconstituir a capital dos gaúchos. Isto é coisa de gente invejosa que não quer ver a copa realizada aqui. Segundo Pancinha, as afirmações veiculadas são infundadas e preconceituosas. (ES)
CONGRESSO - João Dib (PP) repreendeu a postura da senadora Ideli Salvatti (PT) no Senado ao afirmar que a CPI na Assembleia Legislativa não funciona. Ela está desinformada, pois nenhuma Comissão foi instalada até agora no Estado. Ela deveria olhar para o próprio trabalho dos senadores que até agora não conseguiu dar início à CPI da Petrobrás. Para Dib, a Câmara Federal também representa outro aglomerado de pessoas que não fazem nada. É necessária uma nova constituição que reduza o número de senadores e deputados. O Brasil merece uma constituição isenta feita por pessoas compromissadas. (ES)
GRIPE A - Dr. Raul (PMDB), ao comentar sobre o caos da saúde pública no Brasil, explicou que a administração de Porto Alegre tem feito esforço para combater os problemas mais urgentes. Postos e Unidades Básicas estão concentrando força para lutar contra a disseminação da gripe A no Rio Grande do Sul, registrou ao revelar que a doença já não é mais um fato isolado, e sim uma questão de utilidade pública. É preciso que as unidades de saúde se abasteçam com equipamentos e máscaras adequadas para proteger os funcionários e os pacientes. As formas de contaminação devem ser levadas a sério, recomendou. (ES)
LEGISLAÇÃO - DJ Cassiá (PTB) elogiou os novos ajustes feitos à lei eleitoral no Brasil. O abuso do poder econômico em eleições tem que ser melhor controlado, frisou. Segundo o vereador, as novas mudanças na lei obrigam alguns candidatos que não possuem mandato a fazerem campanha no corpo a corpo com o eleitor. Isso melhora a política e o processo da democracia, revelou ao reiterar que é absolutamente contra o uso de cavaletes nos pleitos. Em dias de chuva os bueiros entopem por causa destas propagandas. A Câmara Municipal legislar sobre esta permissão que polui a ciodade", pediu. (ES)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)