Plenário

Lideranças / Sessão Ordinária

No período destinado a manifestações de lideranças na tarde desta segunda-feira (12/3), os vereadores trataram dos seguintes temas:

FITA - Elias Vidal (PPS) ocupou a tribuna usando uma tarja preta adesiva na boca. Durante os cinco minutos a que teve direito, o parlamentar somente gesticulou, insinuando censura. Vidal assinou as CPIs da Saúde e Ronaldinho Gaúcho e foi advertido pela presidência do PPS, que ordenou ao parlamentar que as retire ou será expulso do partido.. (RA)

CIRCO - Idenir Cecchim (PMDB) criticou o colega Elias Vidal pelo gesto que fez na Tribuna da Casa. Disse que Vidal protagonizou um espetáculo circense. “Uma grande falta de respeito com a Casa e com quem esta assistindo esta sessão”, considerou Cecchim. Na opinião do vereador, Vidal usou o lugar e a hora errada para protestar. “Ele deveria resolver esta questão internamente no seu partido e não aqui na Casa”. Para Cecchim, existem assuntos mais importantes para serem tratados da Tribuna. “Temos todo dia troca de ministro que agora não estão mais sendo fritados, mas sendo demitidos mal passados.” (RA)

RESTINGA - Nelcir Tessaro (PSD) falou a respeito de matéria publicada no Jornal da Restinga dizendo que terminal reservado para ônibus e lotações no bairro está sendo ocupado por cães e infestado de carrapatos. “Deixando os moradores irritados”, disse o vereador. Tessaro criticou o Executivo por não ter ainda publicado edital para extensão de linhas de lotação para aquela região da cidade. Estamos diante de uma inércia.” O vereador comentou que a promessa do Executivo era a de que até outubro do ano passado o edital estaria publicado. “Já estamos em março e nada ainda. Se não fizermos agora, não sai mais pois em breve estaremos em período eleitoral.” (RA)

EDITAL - Dr. Thiago (PDT) comunicou que o edital para aquisição de linhas de lotação para a Restinga já está na Procuradoria Geral do Município (PGM). “Deve sair nas próximas semanas”, prometeu o parlamentar. Sobre as duas novas linhas de ônibus já implementadas na Restinga, a 267 I e 267 II, Dr. Thiago elogiou a EPTC pela iniciativa. “Levam e trazem milhares de pessoas ao extremo sul da cidade diariamente”. (RA)

EDUCAÇÃO - DJ Cassiá (PTB) defendeu que o governo invista em educação de melhor qualidade, a fim de promover o desenvolvimento do país. "Tenho orgulho de ser base do governo municipal. Os prefeitos José Fogaça e José Fortunati promoveram o maior investimento em educação nos últimos anos." DJ Cassiá também elogiou a qualidade de ensino e a estrutura das escolas municipais. Reconheceu que é dever do gestor público promover educação de qualidade, mas afirmou que "alguns esquecem da educação durante seu mandato". (CS)

MARINA - Comentando as obras a serem realizadas no cais do porto, Airto Ferronato (PSB) lembrou que, nos debates promovidos pela comissão especial da Câmara que trata da Copa 2014, foi discutida a proposta de construção de uma marina pública na orla do Guaíba. Segundo ele, diversos vereadores participaram da apresentação do projeto e manifestaram apoio à proposta. Defendeu a revitalização e melhoramento da orla proposto pelo projeto do urbanista Jaime Lerner, mas alertou que o Executivo municipal deve também dar atenção à proposta de marina pública para a cidade. (CS)

ACUSAÇÃO - Pedro Ruas (PSOL) considerou graves as declarações feitas, via redes sociais, pelo secretário da Smic e vice-presidente municipal do PMDB, Valter Nagelstein, que teria acusado o vereador Sebastião Melo (PMDB) de ter indicado, na prefeitura, a nomeação de pessoas que não trabalham. De acordo com Ruas, Nagelstein teria acusado Melo de querer aparelhar o partido. O vereador do PSOL solicitou à presidência da Câmara Municipal que peça esclarecimentos ao secretário, a fim de que ele indique o nome das pessoas que estariam recebendo salários, na prefeitura, sem trabalhar. (CS)

CPI – Elias Vidal (PPS) considerou que Paulinho Rubem Berta (PPS) foi deselegante no uso de adjetivos que fez, ao falar sobre ele, Elias, no período de Grande Expediente. “Se eu tivesse medo de perder cargos ou ser expulso do partido, não teria assinado o requerimento da CPI”, afirmou. Elias releu trechos de pronunciamento feito em 2009, sobre a CPI da Saúde, e disse que fatos novos surgidos após aquele pronunciamento, inclusive o assassinato de Eliseu Santos, o levaram a endossar o requerimento. “Eu faço aquilo que a consciência me pede para fazer. Em primeiro o povo”. (HP)

LIXO - O vereador Engenheiro Comassetto (PT), manifestou-se sobre "as fortes intervenções que ocorreram nesta Casa", as quais, segundo o parlamentar, não tiveram respostas do governo municipal. Comassetto criticou a falta de providências do Executivo para retirada de lixo na Vila Restinga. Além disso, questionou sobre os motivos pelos quais há degradação no espaço destinado ao Centro Popular de Compras da Restinga. Comasseto pediu, ainda, esclarecimentos do governo,"para denúncias da contratação de funcionários fantasmas na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic)". Solicitou também ação do Executivo para que "seja estabelecido o parque ambiental, aprovado por essa Câmara como Parque Linear Arroio do Salso, no Bairro Ponta Grossa, na Zona Sul de Porto Alegre". (AS)
 
OBRAS - Nelcir Tessaro (PSD) anunciou que as obras do estádio Beira-Rio estão agendadas para começar no próximo dia 25 de março em Porto Alegre. "Temos certeza a cidade verá essa reforma a pleno vapor. Torcemos para que a capital esteja realmente preparada para receber a copa", desejou, ao ponderar que a preocupação das obras está com as famílias que ainda não foram removidas nos arredores do estádio. "As áreas já foram destinadas, a prefeitura só precisa agilizar a remoção dos moradores que aguardam ansiosamente pelas mudanças", cobrou. (ES)
 
SUJEIRA - Adeli Sell (PT) afirmou que há um desdém cotidiano do governo com a coisa pública. Para Adeli, fala-se muito em Copa do Mundo e grandes eventos, mas o Executivo esquece de cuidar do dia a dia da cidade. "Ainda existem muitos cadeirantes que não conseguem andar de ônibus pela falta de estrutura nas calçadas e ruas", criticou. Além disso, segundo Adeli, a cidade está muito suja, com lixo espalhado pelas vias públicas. "Está na hora de o DMLU começar a aplicar multas a moradores que jogam lixo na rua. Não podemos aceitar que a sujeira aumente em Porto Alegre". (ES)

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Angelica Sperinde(reg. prof.7862)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)