Sessão solene

Lotario Skolaude recebe título de Cidadão de Porto Alegre

  • Outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Lotário Lourenço Skolaude. Na foto: Lotário Lourenço Skolaude
    Homenageado é natural de Cerro Branco (RS) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Lotário Lourenço Skolaude. Na foto: da dir: secret. do Estado RS, Ana Pellini; presidente da CMPA, vereador Cássio Trogildo; vereador Guilherme Socias Villela; Lotário Skolaude e esposa
    Guilherme Socias Villela (c) e Cassio Trogildo entregam honraria a Skolaude (e) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (8/11), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu o título de Cidadão de Porto Alegre a Lotario Lourenço Skolaude. Natural de Cerro Branco, hoje município de Cachoeira do Sul, o homenageado foi presidente da Caixa Econômica Estadual e secretário municipal da Fazenda e do Planejamento.

A solenidade contou com a presença do presidente Cassio Trogildo (PTB) e da secretária estadual de Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, representando o governador do Estado, José Ivo Sartori. Também participaram os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), João Carlos Nedel (PP) e Guilherme Socias Villela (PP), autor do projeto de lei para conceder a honraria a Skolaude, que foi aprovado por unanimidade no dia 27 de junho.

Villela destacou a amizade pessoal que construiu com Skolaude, que se mudou para Porto Alegre ainda jovem para estudar. “Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, exerceu o magistério na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na PUC. Foi diretor-geral do Tesouro do Estado, presidente da Caixa Econômica Estadual e diretor de planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)”, destacou o parlamentar.

“Foi nessa Casa que comecei minha atividade profissional como assistente legislativo”, recordou Skolaude. Ele também agradeceu à sorte por ter sido chamado a trabalhar nas administrações de Villela e João Antônio Dib na Prefeitura de Porto Alegre. Skolaude também ocupou o cargo de assessor parlamentar, de 1991 a 1994, na Assembleia Legislativa. Na esfera federal, após aprovação em concurso público, foi auditor de controle externo de 1995 a 2000.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)