Comissões

Loteamento Alzira Rosa recebe vereadores

Vereadores constataram problemas Foto: Fernanda Westerhofer
Vereadores constataram problemas Foto: Fernanda Westerhofer

As comissões de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) e Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) realizaram visita ao loteamento Alzira Rosa, na Vila Safira, Bairro Mário Quintana. Conforme o representante da comunidade, Carlos Quintana, há cinco anos as famílias invadiram uma área de preservação com a promessa que seriam removidas para outro local. Hoje, segundo ele, moram 120 famílias na área, sem iluminação e água potável. A água, informou o morador, é abastecida através de um cano que vem do arroio.

Moisés Motta, fiscal do programa de fiscalização e monitoramento urbano ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), informou que como esta área é de preservação de arroio as famílias todas serão retiradas do local. Ademir Maria, chefe de equipe de cooperativismo do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), disse que existe um processo no município para aquisição de áreas para a construção de habitações do programa Minha Casa Minha Vida. Segundo ele, as famílias cadastradas, cooperadas e em dia com suas mensalidades, serão removidas para estas novas unidades habitacionais.

A sugestão dos vereadores Maria Celeste (PT), presidente da Cedecondh, e do vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), integrante da Cuthab, é de que o Demhab realize um cadastro para conhecer as famílias que estão nesta área invadida. Também será feito um contato com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para ver a possibilidade de colocação de água potável na comunidade. A última sugestão é que a comunidade forme uma comissão e juntos se reúnam com as comissões da Casa, Dmae, Demhab e Smam para ver qual a melhor solução a ser tomada imediatamente  para que as famílias que ali residem tenham uma melhor qualidade de vida.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)