Luces y Sombra reúne pinturas de artista do Uruguai
A Câmara Municipal de Porto Alegre abriu, na noite de quarta-feira (8/10), a exposição Luces y Sombra, do artista plástico uruguaio Luis Arias. O pintor mostra 12 paisagens elaboradas em óleo sobre tela e lona, em que se destacam os quatro elementos da natureza (terra, água, fogo e ar) e os principais símbolos da Maçonaria, como o esquadro e o compasso, as três colunas, a estrela de cinco pontas e o pavimento em xadrez. A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul fez uma apresentação na inauguração da mostra, que conta com apoio do gabinete do vereador Márcio Bins Ely (PDT).
Luis Arias nasceu em Rivera, Uruguai, em 1953. Começou a estudar pintura aos nove anos no Atelier de Expressão Plástica Infantil de sua cidade e depois na Escola e Atelier de Artes Plásticas (Etap). Em 1964, ingressou no Centro Rodó de Rivera, e, em 1987, no Atelier Lara, de Montevidéu, onde passou a lecionar. No mesmo ano, entrou na Escola Nacional de Belas Artes da Universidade da República. Em 1990, iniciou pós-graduação no Museu de Artes Visuais, e, no ano 2000, foi agraciado com uma bolsa na Real Academia de San Fernando, em Madri. Recebeu diversos prêmios e realizou mostras individuais e coletivas no Uruguai, no Brasil, nos Estados Unidos, na Espanha e no Peru. Hoje leciona e trabalha no Centro Cultural Arias, de Rivera.
A exposição pode ser visitada até 31 de outubro no T Cultural Tereza Franco, no 2º piso da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16h30min, às sextas-feiras. Entrada gratuita. Apoio: Confeitaria Barcelona, Turil, Grande Loja Maçônica do Estado do RS, Fundação Maçônica Educacional e Memorial da Câmara. Informações: (51) 3220-4318.
Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)