Pintor retrata símbolos maçons e elementos da natureza
A Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta, até 31 de outubro, a exposição Luces y Sombra, do artista plástico uruguaio Luis Arias. O pintor mostra 12 trabalhos em óleo sobre tela e lona que retratam os quatro elementos da natureza (terra, água, fogo e ar) e os principais símbolos da Maçonaria, como o esquadro e o compasso, as três colunas, a estrela de cinco pontas e o pavimento em xadrez.
Luis Arias nasceu em Rivera, Uruguai, em 1953. Começou a estudar pintura aos nove anos no Atelier de Expressão Plástica Infantil de sua cidade e depois na Escola e Atelier de Artes Plásticas (Etap). Em 1964, ingressou no Centro Rodó de Rivera, e, em 1987, no Atelier Lara, de Montevidéu, onde passou a lecionar. No mesmo ano, entrou na Escola Nacional de Belas Artes da Universidade da República.
Em 1990, Arias iniciou pós-graduação no Museu de Artes Visuais, e, no ano 2000, foi agraciado com uma bolsa na Real Academia de San Fernando, em Madri. Recebeu diversos prêmios e realizou mostras individuais e coletivas no Uruguai, no Brasil, nos Estados Unidos, na Espanha e no Peru. Hoje leciona e trabalha no Centro Cultural Arias, de Rivera.
A exposição está no T Cultural Tereza Franco, no 2º piso da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), e pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16h30min, às sextas-feiras. Entrada gratuita. Apoio: vereador Márcio Bins Ely (PDT) e Memorial da Câmara. Informações: (51) 3220-4318.
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)