Sessão Solene

Luiz Roberto Marczyk é o novo Cidadão de Porto Alegre

Homenageado é um dos principais traumatologistas do país Foto: Francielle Caetano
Homenageado é um dos principais traumatologistas do país Foto: Francielle Caetano

O médico e professor universitário Luiz Roberto Stigler Marczyk foi agraciado, nesta sexta-feira (13/12), com o título de Cidadão de Porto Alegre. A honraria, proposta pelo vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), foi presidida pelo vereador Reginaldo pujol (Dem).

“Ontem eu fui dormir tarde, pensando na homenagem que estou fazendo hoje a este ícone da medicina esportiva”, afirmou Tarciso, complementando: “não importa quem vai ao consultório do doutor Marczyk, todos são tratados iguais”. Ao final agradeceu. “Eu lhe devo muito, porque tudo o que eu conquistei na minha carreira foi porque tu me curou e me fez acreditar que podia”.

O homenageado agradeceu o título e dedicou aos seus pais e avós, de quem aprendeu a “entender o mundo”. E ao mundo, relatou, ele foi logo após se formar em medicina, quando foi fazer a residência em São Paulo, “mas a saudade da minha Porto Alegre e do meu Grêmio fizeram com que eu voltasse”.
.
Marczyk listou parentes, colegas de trabalho, amigos da juventude e, ao final, destacou a sua trajetória no Grêmio, onde foi diretor do Departamento Médico e continua colaborando, agora de maneira voluntária. O médico ortopedista tratou e operou diversos jogadores do time gaúcho, entre eles o proponente da homenagem, Tarciso Flecha negra.

Currículo

Nascido em 7 de dezembro de 1945, em Alegrete, Luiz Roberto Stigler Marczyk é formado pela Faculdade de Medicina da UFRGS, em 1969. Fez residência médica em ortopedia e traumatologia, de 1970 a 1973 no Hospital das Clínicas de São Paulo, da Universidade de São Paulo e, nesta área, fez o mestrado. Desde 1973 faz parte da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. 
 
Professor da Faculdade de Medicina de Porto Alegre da UFRGS, desempenha função no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em que foi chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia por mais de 15 anos. Presidiu a Fundação Médica do Hospital de Clínicas e o Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Associação Médica do Rio Grande do Sul. É professor em curso de pós-graduação em Medicina do Esporte no Instituto Porto Alegre. Por muito tempo, foi diretor do Departamento Médico do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, clube em que também ocupou outros cargos diretivos. 

Marczyk é membro internacional ativo do American Academy of Orthopaedic Surgeons, membro ativo da International Society of Arthoscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine e membro da Société Internationale de Chirurgie Orthopédique et de Traumatologie. É, também, membro do Conselho Consultivo da Fundação Médica do Rio Grande do Sul e do corpo editorial da Revista Brasileira de Ortopedia, entre outras associações e revistas da área.
 
Em 2010, o professor Marczyk assumiu a cadeira de número 6 da Academia Sul-Rio-
-Grandense de Medicina

Participaram da homenagem os vereadores Alceu Brasinha (PTB) e Dr. Thiago Duarte (PDT), além do deputado Afonso Motta, secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas.

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)