Comunicações Temáticas

Maioria não sabe como descartar computadores usados

Braga Rosa lembrou a necessidade de políticas públicas sobre o assunto Foto: Mariana Fontoura
Braga Rosa lembrou a necessidade de políticas públicas sobre o assunto Foto: Mariana Fontoura

As pessoas chegam a ficar, em média, durante três anos com um computador sem uso guardado em casa. Alguns usuários chegam a permanecer por cerca de dez anos com o computador obsoleto sem nenhum uso, por não saberem como descartar este equipamento. A informação foi dada, nesta quinta-feira (9/12), pelo secretário municipal do Gabinete de Inovação e Tecnologia (InovaPoa), Newton Braga Rosa. Ele participou da homenagem aos 30 anos de fundação da Assespro/RS durante o período de comunicações temático da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Braga Rosa disse que a constatação foi feita pelos organizadores da 1ª Feira de Coleta de Lixo Eletrônico em Porto Alegre, realizada no dia 4 de dezembro pelo InovaPoa em conjunto com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), na Usina do Gasômetro. "As pessoas não sabem como descartar de forma correta seu lixo eletrônico. Um computador dura em média cinco anos. O volume de lixo eletrônico é o que mais tem crescido." Segundo ele, quatro caminhões do DMLU recolheram 14 toneladas de equipamentos eletrônicos sucateados, doados pela população. "Houve doações até mesmo de notebooks", contou Braga Rosa. Os computadores doados serão destinados ao Centro Social Marista Rubem Berta.

De acordo com o secretário, é preciso que o Municíipio defina uma política de resíduos sólidos, conforme determina a legislação nacional que regula o tema. Ele também informou que a Procempa já disponibilizou um drive-thru para coleta permanente de computadores usados em Porto Alegre.

Braga Rosa ressaltou ainda a importância de incentivar a abertura de novas oprtunidades na área tecnológica. Segundo ele, o Executivo buscará o apoio do Ministério da Educação para o projeto que prevê a implantação da Escola Técnica do Partenon em terreno da prefeitura naquele bairro. "Em 2011, teremos dois eventos de repercussão mundial em Porto Alegre: a 12ª edição do Fórum Internacional de Software Livre e uma edição da Feira de Hannover, de 11 a 13 de maio, na Fiergs."

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


Leia também:

Faltam pessoas qualificadas em TI, diz Assespro
Comunicações Temáticas / Tecnologia