Institucional

Manual de Integração é entregue a novos vereadores

Vereadores atuais e eleitos se confraternizaram Foto: tonico alvares
Vereadores atuais e eleitos se confraternizaram Foto: tonico alvares

Na manhã desta quarta-feira (3/12), durante café de confraternização entre os atuais e os novos vereadores, no Ritter Hotel, foi entregue a todos os presentes o Manual de Integração do Vereador de Porto Alegre, bem como um CD sobre o Legislativo com orientações gerais e explicações necessárias. A entrega foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), que também presenteou os parlamentares com um livro de fotos da cidade, editado em parceria com a CEEE, em edição limitada.

Na ocasião Melo comunicou que, na próxima semana, serão sorteados os gabinetes, salientando que os vereadores mais antigos poderão solicitar a troca de gabinete. Disse ainda que encaminhará para reunião de Mesa Diretora a solicitação de troca de horário para a posse (das 14h para as 16h) no dia 1° de janeiro. Aos novos vereadores, falou sobre os importantes avanços que tornaram a Câmara mais próxima da Cidade, principalmente através das audiências públicas que percorreram muitos bairros de Porto Alegre, da Ouvidoria e da linha direta instalada no posto da Câmara no Mercado Público, que permite ao cidadão falar diretamente com o vereador.

Lembrou que a Câmara deixará como saldo, em 2008, o enfrentamento de grandes temas como a perda da capacidade de planejamento ao longo de 30 anos, quando já se sabia que o Brasil enveredaria para o mundo urbano. Neste sentido, encontra-se em fase final de discussão o livro Porto Alegre, uma visão de futuro. Falou ainda da certificação do PGQP, tendo a Casa atingido mais de 100 pontos, dentro das metas do Programa. As ações que resultaram numa economia de R$ 2 milhões ao longo do ano levaram a Câmara Municipal de Porto Alegre a servir de exemplo para outras Câmaras Municipais. Reformas como a do Setor de Taquigrafia e a sinalização da Casa ainda estão dentro dos planos de mudanças.

Após salientar a importância da revisão das leis da cidade para o bem da cidadania, o presidente da Casa afirmou que a transição será feita "à altura do Legislativo" e que defenderá a criação de um contrato de gestão para as próximas legislaturas, além da proposição da construção de um anexo do Legislativo. “Agradeço à minha bancada e muito me orgulho de ter trabalhado em parceria e equilíbrio, com o conjunto de vereadores”, conclui ele.

Cláudia Conti (reg prof. 4223)