Mapa da Acessibilidade é apresentado na Câmara
O secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, Raul Cohen, compareceu à sessão ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (9/6) para falar sobre as ações de sua secretaria durante a Copa do Mundo em Porto Alegre. O secretário apresentou aos vereadores o Mapa da Acessibilidade da cidade, elaborado para distribuição durante a competição. O material destaca os estabelecimentos que oferecem recursos para pessoas com deficiência. Segundo Cohen, a indicação foi a alternativa encontrada pela secretaria .
Locais como o Aeroporto Salgado Filho, a Estação Rodoviária e o Mercado Público já receberam o selo de acessibilidade do órgão. Estamos, na qualidade de Executivo, oferecendo aos visitantes e aos moradores serviços voltados para as pessoas com deficiência, afirmou.
Cohen também falou sobre as capacitações oferecidas em Libras, inglês e espanhol, com o intuito de preparar os voluntários para diálogos com turistas durante a competição. Isso vai nos permitir travar qualquer tipo de conversa com a pessoa que necessitar, disse.
Vereadores também se manifestaram sobre o assunto:
MOBILIDADE - Guilherme Socias Villela (PP) destacou os esforços da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social que, por meio do secretário Raul Cohen, está inovando as estruturas de acesso em Porto Alegre. O vereador afirmou que as ações de mobilidade desenvolvidas para a Copa do Mundo irão beneficiar os porto-alegrenses durante muitos anos. (JD)
PRIORIDADE - Sofia Cavedon (PT) ressaltou que o legado que a Copa irá deixar precisa ser destacado, assim como as obras provisórias para melhorar a acessibilidade da população durante o evento. A vereadora, no entanto, lembrou que existem diversos ambientes públicos como escolas e hospitais que ainda não possuem estruturas de mobilidade. "Não podemos abandonar o que é permanente, o que é necessário. Não devemos conceder prioridade apenas para o que é temporário", disse.
ESTRATÉGIAS - Mônica Leal (PP) parabenizou a apresentação do secretário Raul Cohen sobre as estratégias de mobilidade que irão ocorrer durante a Copa do Mundo. Lembrou que as pessoas com necessidades especiais já sofrem com vários tipos de discriminação e que é preciso fazer com que elas participem do desenvolvimento da cidade. (JD)
ESFORÇO - Kevin Krieger (PP) ressaltou os esforços da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social em busca do aprimoramento da acessibilidade em Porto Alegre, tanto durante quanto após a Copa do Mundo. Lembrou que as ações de mobilidade e acessibilidade urbana contribuem para tornar a cidade cada vez mais desenvolvida e democrática. (JD)
ACESSIBILIDADE - Airto Ferronato (PSB) disse que participou de diversas reuniões na Câmara Municipal em que um dos focos do debate era a acessibilidade urbana em Porto Alegre. O vereador afirmou que Porto Alegre, diferentemente da maioria das outras capitais, usou dinheiro privado para as construções oriundas da Copa do Mundo e obteve avanços em vários setores. (JD)
ENTUSIASMO - Reginaldo Pujol (DEM) destacou o entusiasmo do secretário Raul Cohen ao relatar as ações da mobilidade que estão sendo desenvolvidas para a Copa do Mundo e para Porto Alegre. "Na administração pública é preciso ter entusiasmo", afirmou. Pujol ressaltou o comprometimento da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social com o desenvolvimento da Capital. (JD)
Texto: Juliana Mastrascusa Espíndola (estagiária de Jornalismo)CEGOS - Tarciso Flecha Negra (PSD) falou sobre a importância do piso tátil para pessoas com deficiência visual. Lembrou que é autor de uma emenda à Lei municipal 194/09, que trata da instalação de piso diferenciado na volta dos mobiliários urbanos para alertar os cegos e pessoas com problemas de visão. São diversos pontos que precisam disso, como lixeiras, telefones públicos, paradas de ônibus. Pediu apoio do secretário para agilizar a instalação de piso tátil para cegos. (MM)
Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)