Plenário

Legislativo saúda os 15 anos do Centro Social Marista

Vereadores homenagearam a instituição do Bairro Mario Quintana Foto: Ederson Nunes
Vereadores homenagearam a instituição do Bairro Mario Quintana Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Durante o período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária desta quinta-feira (7/8) da Câmara Municipal de Porto Alegre, o Centro Social Marista (Cesmar) foi homenageado por seus 15 anos. Representando a instituição, localizada no Bairro Mario Quintana, discursou o diretor-geral do complexo do Cesmar, Irmão Odilmar José Civa Fachi.

“Afirmo, com convicção, que o fortalecimento de uma política pública que privilegia a criança e o adolescente deve ser pauta de todos os currículos da sociedade”, disse Fachi. O diretor comemorou a caminhada e a luta feitas pelo centro nos últimos anos, mas afirmou a necessidade de se pensar no futuro. “Acreditamos em uma mudança social”, declarou.

Alguns vereadores também manifestaram-se em homenagem ao Cesmar:

Elizandro Sabino (PTB) saudou a entidade pelos 15 anos de existência. Afirmou que participou este ano da festa "julina" que ocorreu no Centro e pôde constatar a convivência harmônica entre a comunidade e a entidade. "O Cesmar oferece oficinas culturais, projetos em turno inverso ao das aulas, possui polo de formação tecnológica, ou seja, proporciona diversos aparatos de desenvolvimento humanístico para a comunidade do Bairro Mario Quintana", disse. (JD)

Sofia Cavedon (PT) cumprimentou os educadores da comunidade Marista e disse que enxerga o Cesmar como "uma ilha de esperança dentro das comunidades".  Reconheceu a importância da região na qual o Cesmar escolheu se instalar, "pois aquela comunidade está, de fato, vulnerável". A vereadora disse ainda que a entidade pratica, atualmente, ações sociais que deveriam estar a cargo do poder público, "ou pelo menos ser reconhecida e incentivada pelos governantes". (JD)

Cassio Trogildo (PTB) lembrou que o Cesmar oferece, atualmente, apoio a 1.200 jovens. "Tive a oportunidade de participar da história do Cesmar quando, como representante da Secretaria Municipal de Obras e Viação, ajudei na renovação da iluminação do Centro", disse. O vereador afirmou que todos aqueles que frequentam ou já frequentaram o Cesmar se sentem em casa, "por causa do acolhimento fraterno de todos que participam da entidade". (JD)

João Carlos Nedel (PP) disse que participou, como vereador, da inauguração do Cesmar, em 1999. Ressaltou que os 1.200 jovens assistidos pelo Centro têm a oportunidade de explorar e qualificar seus aprendizados, além de proporcionar novas perspectivas de vida para eles. Nedel cumprimentou o diretor do Cesmar, Odilmar Fachi, e pediu para que ele continue com "esse trabalho de amor ao próximo". (JD)

Reginaldo Pujol (DEM) cumprimentou o Cesmar dizendo que não poderia haver melhor homenagem do que as feitas pelos demais vereadores. Lembrou da desapropriação de área no Beco da Fumaça, “que originou o Bairro Mario Quintana, onde o Cesmar tem suas atividades”. “Jamais poderia pensar que esse simples gesto para criar mais habitação popular pudesse impulsionar uma ação de assistência social”, afirmou. Ressaltou que se sente feliz por ser protagonista desses acontecimentos. (MM)

Márcio Bins Ely (PDT) lembrou que o trabalho do Cesmar é feito gratuitamente para a sociedade, em especial na área da saúde. “É um orgulho prestar essa homenagem para uma instituição como essa, que completa 15 anos de serviços prestados. É uma homenagem oportuna e nos parece que esse é um exemplo a ser seguido. Vida longa ao Cesmar e que continue iluminando a vida das pessoas da zona leste da nossa cidade.” (MM)

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
          Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
  Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)