Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Durante o período de Lideranças, na sessão ordinária desta quinta-feira (29/5) os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

COPA - Tarciso Flecha Negra (PSD) afirmou que a Copa do Mundo será feita com a ajuda de todos os brasileiros. "Não iremos apenas aos jogos, mas também ajudaremos a construir a festa do Mundial", disse. Tarciso criticou os cidadãos que não querem o evento no Brasil, afirmando que é preciso respeitar aqueles que irão torcer para a seleção brasileira. (JD) 

REUNIÃO - Jussara Cony (PCdoB) agradeceu aos vereadores que participaram da reunião entre a Frente Parlamentar em Defesa dos Municipários e pela Qualidade do Serviço Público na Capital, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e a prefeitura. Afirmou que o poder público deve respeitar os servidores municipais e também deve se preocupar com a possibilidade da categoria entrar em greve nos próximos dias. Jussara Cony alegou que as principais reivindicações dos servidores são o fim do assédio moral no ambiente de trabalho e reposição salarial de acordo com a inflação. (JD)

CAMPANHA - Idenir Cecchim (PMDB) elogiou o vereador Bernardino Vendruscolo por não ter aceitado negociatas com outros partidos apenas para que o PROS, partido de Vendruscolo, obtenha mais tempo de campanha nos veículos de comunicação. "O vereador Bernardino não se submeteu a este tipo de situação", disse. Cecchim afirmou que é preciso aplaudir iniciativas como essa, de não ceder às pressões políticas de partidos "maiores". (JD) 

GREVE - Sofia Cavedon (PT) lembrou que o Simpa realizaria assembleia geral na tarde de hoje (29/05) para decidir se os municipários entrariam ou não em estado de greve. "Nosso grande objetivo é fazer com que a greve não seja necessária", afirmou. A vereadora pediu para que o prefeito José Fortunati indique quais medidas orçamentárias devem ser tomadas para que os servidores obtenham suas reivindicações salariais. Afirmou que "não será a reposição salarial dos servidores que irá comprometer o orçamento municipal". (JD)

ACORDOS – Respondendo a Idenir Cecchim (PMDB), Bernardino Vendruscolo (PROS) disse que ele não pode responder pelas ações da direção do seu partido, mas reconhece que alguns integrantes da direção partidária "fizeram maus casamentos". Afirmou, no entanto, que não aceita ser conivente com qualquer tipo de "falcatrua". Sobre possível compra de apoios políticos para a próxima campanha eleitoral, disse não ter informações sobre isso. Vendruscolo também disse ter ficado chocado em saber que muitos taxistas da cidade precisam dispor, no carro, de um aparelho portátil onde fazem suas necessidades fisiológicas durante o horário de trabalho, pois esses trabalhadores não dispõem de banheiro nos pontos de táxi. (CS)

MUNICIPÁRIOS – Mauro Pinheiro (PT) manifestou preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos municipários. Lamentou que, apesar de o prefeito José Fortunati ter declarado que não faria economia na área de saúde, a prática esteja demonstrando o contrário. "Os municipários têm relatado as dificuldades enfrentadas no Hospital Porto Alegre." O vereador lembrou ainda que é dever do Município promover a previdência e as assistências médica e odontológica aos servidores públicos e seus dependentes. "Hoje, Município não está cumprindo o que está previsto no Estatuto do Servidor." Observou que a prefeitura não conseguiu fazer convênio com IPE e os municipários não possuem plano de saúde. "E o acordo com Hospital Porto Alegre não foi renovado." (CS)

SOCIAL - Kevin Krieger (PP) ressaltou a importância do projeto de lei 041/2013, do Executivo. Segundo ele, a proposta vai melhorar o atendimento nos serviços de assistência social. Estamos organizados no Sistema Único de Assistência Social (Suas), mas não temos as equipes mínimas. O projeto cria 668 cargos para a Fasc, garantindo melhorias no serviço”. Por isso, o vereador pediu a aprovação do projeto por unanimidade. “É importantíssimo para que as 45 mil famílias que recebem o benefício do Bolsa Família tenham um melhor atendimento”. (MM)

CÂNCER BUCAL - Mario Manfro (PSDB) fez um convite para o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Boca, que será comemorado neste sábado (31/5), das 10 às 13 horas, no Largo Zumbi dos Palmares, bairro Cidade Baixa, na Capital. “. Haverá equipes de saúde bucal para exames preventivos. Assim como os outros tipos de câncer, se o câncer de boca for tratado no início, as chances de cura aumentam bastante”. Lembrou que uma lei garante o direito às pessoas com câncer a começar o tratamento pelo SUS em até 60 dias. “Mas, infelizmente, quando a pessoa entra no sistema de saúde, os exames demoram a acontecer, e a lesão, que começou pequena, vai aumentando, o que dificulta o tratamento.”  (MM)

COPA II - Alceu Brasinha (PTB) falou sobre as obras da Copa na Capital. Elogiou o trabalho do prefeito José Fortunati e garantiu que os viadutos Pinheiro Borda e da avenida Júlio de Castilhos ficarão prontos antes do mundial começar. “Apesar de ter muita gente jogando contra, ninguém pode com a força do nosso prefeito Fortunati”, afirmou. Também falou da disputa eleitoral para o Senado. Ressaltou a candidatura de Olívio Dutra (PT). “É um homem sério e honesto. O galo missioneiro está aí, e quem estava disparado lá na frente, o jornalista Lasier Martins, sentiu que mudou o tabuleiro”. Encerrou pedindo a aprovação do projeto dele que libera o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. (MM)

Texto: Juliana Demarco (estagiária de jornalismo)
  Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
  Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)