Maria Inês Rodrigues apresenta três séries de trabalhos
Artista foi pioneira na gravura em metal no Rio Grande do Sul
A artista plástica Maria Inês Rodrigues está com exposição montada até esta sexta-feira (24/11) no T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal de Porto Alegre. A mostra, que é retrospectiva, reúne 10 pinturas em acrílico sobre tela e oito gravuras em metal sobre papel inspiradas em lendas, mitos e símbolos ancestrais de fertilidade e feminilidade. São trabalhos pertencentes a três séries: Festas, de 2003, Nus, de 2004, e Eus Interiores, de 2005.
Nascida em Porto Alegre, Maria Inês formou-se pelo Instituto de Artes da Ufrgs em 1964. Realizou exposições em Londres, Paris e Toronto e em diversas capitais brasileiras, além de Porto Alegre, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Em 2006, já expôs individualmente na Galeria Gravura e no Café do Margs. Até 24 de novembro, mostra trabalhos também no Moinhos Shopping.
Conforme o professor e crítico de arte Armindo Trevisan, Maria Inês é uma artista de alto nível, especialmente na área em que foi pioneira no Rio Grande do Sul: a gravura em metal. A obra de Maria Inês não foi feita para lisonjear os olhos, mas para surpreendê-los mediante interrogações essenciais. A emoção a domina, sem dúvida, e ela revela, para olhares atentos, uma elaboração técnica exigente, que merece análises ulteriores, escreveu Trevisan em livro sobre a artista lançado em 2003 pelo Fumproarte.
A mostra, que tem apoio do gabinete do vereador Paulo Odone (PPS), pode ser visitada de segundas a quintas-feiras, das 9 às 18 horas, e, às sextas-feiras, das 9 às 16 horas, na Avenida Loureiro da Silva, 255, 2º piso. Informações na Assessoria de Relações Institucionais, telefone (51) 3220-4392.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)