Presidência

Mauro Zacher pede auditores do municipio na controladoria da Câmara

Controladoria foi extinta na gestão passada. Foto: Fernanda Westerhofer
Controladoria foi extinta na gestão passada. Foto: Fernanda Westerhofer

A Secretaria da Fazenda do Município, por meio de seus auditores, deverá realizar o serviço de controladoria dos contratos da Câmara Municipal de Vereadores. Convite neste sentido foi feito na tarde desta terça-feira (31/1) pelo presidente da Câmara, vereador Mauro Zacher (PDT) ao secretário da fazenda Roberto Bertoncini em reunião no gabinete da CMPA. Segundo Zacher, a controladoria interna da câmara foi extinta no ano passado por determinação do Tribunal de Contas, e desde então não foi criada nenhuma alternativa de controle.

Adequação da LO - Bertoncini alertou que é preciso adequar a Lei Orgânica municipal para dar o que chamou de “maior conforto” aos auditores para atuarem no legislativo, analisando que não haveria problemas na atuação dos auditores do município auxiliarem no controle das contas Câmara, criando-se uma seccional assim como existe nos órgãos estaduais por exemplo. Enquanto a lei não for adequada, Zacher pediu para que os auditores estudem a possibilidade de atuarem na controladoria, o que deverá ser definido nos póximos dias.

Também participaram do encontro, o secretario adjunto da Fazenda Loreno Soligo, o diretor-geral da Câmara Sérgio Gualdi, a gestora da auditoria-geral do Município Regina Miranda Valle e o gestor financeiro da Secretaria da Fazenda José Alfredo Rojas.

Flávio Damiani (Reg prof 6180)