Institucional

Memorial da Câmara ajuda DMLU a organizar seu acervo

A seção do Legislativo da Capital também recebe pesquisadores e oferece serviços para escolas

  • Memoria recebe Arquivista (Pamela Gonçalves) e Bibliotecária (Caren Triches) do DMLU em visita técnica em busca de subsídios para formatação de um Memorial naquela entidade.
    As servidoras Pamela e Caren conheceram o acervo do Legislativo (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Memorial recebe pesquisadores Douglas Souza Angeli e Samuel Alves em consulta aos acervos de Alberto Pasqualini e Loureiro da Silva
    Angeli e Alves pesquisaram acervo sobre Pasqualini e Loureiro (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre está ajudando o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) a montar seu próprio memorial. Na sexta-feira (15/12), duas servidoras do DMLU - a arquivista Pamela Gonçalves e a bibliotecária Caren Triches - estiveram na seção do Legislativo da Capital para conhecer o trabalho de organização de acervos realizado no local.

Pamela informou que o DMLU é um órgão com cerca de 3.500 servidores entre efetivos e terceirizados. “Nosso projeto de Memorial visa atender, inicialmente, a este público e após abrir-se para a sociedade”, disse. Para Caren, a assessoria do Memorial da Câmara é muito importante: “Nesta fase inicial, a experiência do Memorial é referência para nosso trabalho”, reiterou.

Pamela e Caren foram recebidas pelo servidor Jorge Barcellos, da Câmara, que destacou a importância de o DMLU captar acervo, o que pode ser feito, por exemplo, em uma consulta ao Acervo da Assessoria de Comunicação da Prefeitura. “É muito provável que registros importantes do DMLU estejam neste acervo, e é preciso fazer um mapa antes de iniciar o projeto museológico”, sugeriu.

Pesquisa acadêmica

Além da ajuda a órgãos e entidades que pretendem organizar seus memoriais, o Memorial da Câmara, frequentemente, recebe estudantes e pesquisadores interessados em consultar seu rico acervo, focado principalmente nas história do Legislativo e da cidade. Na sexta-feira passada, também estiveram na seção os pesquisadores Douglas Souza Angeli, doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e Samuel Alves, mestrando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs).

Angeli e Alves pesquisam sobre o líder trabalhista e ex-senador Alberto Pasqualini (1901-1960) e o ex-prefeito José Loureiro da Silva (1902-1964) para seus respectivos trabalhos de diplomação e encontraram, no Memorial, importantes fontes de estudo. O acervo de Pasqualini guardado na Câmara é resultante de pesquisa do ex-senador Pedro Simon para as obras que dedicou ao político nascido em Ivorá (RS) e foram doadas ao Memorial com o objetivo de incentivar novos estudos e projetos. Já os materiais sobre Loureiro foram doados pelo ex-vereador João Dib, amigo pessoal do ex-prefeito da Capital, e contêm muitas informações sobre o desenvolvimento de Porto Alegre.

O Memorial do Legislativo fica no térreo da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255) e também oferece serviços educativos a escolas, mediante agendamento, como Sessão Plenária do Estudantes, A Câmara vai à Escola, Aula na Câmara e Visita Orientada. Informações: (51) 3220-4318.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)