Presidência

Memorial participará de recuperação de acervo fotográfico da prefeitura

Mauro Pinheiro (c) destacou a importância de o Legislativo integrar Grupo de Trabalho  Foto: Leonardo Contursi
Mauro Pinheiro (c) destacou a importância de o Legislativo integrar Grupo de Trabalho Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)

Uma reunião no gabinete da Presidência, realizada na manhãdesta terça-feira (18/8), definiu que a Câmara Municipal de Porto Alegre deverá participar, oficialmente, em convênio, do projeto deiniciativa do Executivo - por meio do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo - para salvaguarda do acervo fotográfico permanente da Coordenação de ComunicaçãoSocial da prefeitura. O acervo é formado pelo registro visual do trabalhorealizado por todas as secretarias municipais entre 1960 e 2005 e conta commais de 350 mil imagens.

No encontro, estiveram presentes, além do presidente doLegislativo, vereador Mauro Pinheiro (PT), o secretário municipal de Cultura, RoqueJacoby, e o secretário do Gabinete de Comunicação Social, Carlos HenriqueBastos. Também participaram da discussão, pela Câmara, a coordenadorade Comunicação Social, Marta Duenãs, e Jorge Barcellos, pesquisador da Seção de Memorial. Pelo Executivo, também estiveram na reunião o coordenador do Departamento Fotográfico, IvoGonçalves; a diretora do Museu de Porto Alegre, Leticia Bauer, e a RelaçõesPúblicas da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, MilenaTyba.

Ficou definido que, em uma reunião ainda em agosto, com aparticipação de integrantes do Grupo de Trabalho criado pelo Executivo e da Comunicaçãoe do Memorial do Legislativo, será elaborada uma minuta para o convênio. Odocumento deverá ser analisado pela Mesa Diretora e assinado em ato a ser promovidodurante a Semana da Câmara, em setembro, quando serão comemorados os 242 anosde atividades do Parlamento. "É importante a integração da Câmara no GT, já que, em determinado momento, os arquivos se complementam", salientou Mauro Pinheiro.

O projeto prevê ações para quantificar, sistematizar,digitalizar e disponibilizar as imagens para pesquisa do público. ConformeJorge Barcellos, a participação da Câmara é importante porque muitodesse acervo pode conter materiais de interesse do Parlamento. Como lembrou, a sede daCâmara, em diversos momentos, em especial nas décadas de 60, 70 e 80, estevesediada em espaços físicos da prefeitura.

A partir da formalização do convênio,o Memorial da Câmara passará a integrar oficialmente o conjunto de órgãos públicos que dará início aos trabalhos de recuperação e organização do acervo fotográfico,entre os quais a Secretaria Municipal da Cultura, a Secretaria de Governança e o Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)