Plenário

“Menos Sal, Mais Saúde” entra em discussão na Câmara

Delegado Cleiton (PDT) Foto: Cristiane Moreira
Delegado Cleiton (PDT) Foto: Cristiane Moreira (Foto: Cristiane Moreira/CMPA)
Entrou em discussão, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que institui o Programa Menos Sal, Mais Saúde e a Semana Menos Sal, Mais Saúde na Capital. O objetivo da proposta, apresentada pelo vereador Delegado Cleiton (PDT), é promover campanhas permanentes para conscientizar os servidores públicos municipais, os alunos da rede municipal de ensino e a população em geral sobre os efeitos nocivos do consumo e do uso excessivo de sal na alimentação.

Cleiton sugere que a Semana Menos Sal, Mais Saúde seja realizada anualmente no período de 20 a 26 de abril, oferecendo ações de medição da pressão arterial com esfigmomanômetro, distribuição de panfletos e realização de palestras por especialistas das áreas de saúde e nutrição, entre outras atividades. Caso o projeto seja aprovado, a nova lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Hipertensão

O vereador lembra que o consumo excessivo de sal é apontado como um dos principais causadores da hipertensão arterial, que, muitas vezes, é causadora de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, derrames e infartos, entre outras moléstias. “Nos últimos anos, cresceu de modo assustador o número de brasileiros com doenças ligadas à alimentação industrializada, contendo componentes prejudiciais nem sempre informados de modo claro aos consumidores, como no caso do sal, presente, inclusive, em doces e sobremesas”, afirma.  

Como enfatiza Cleiton, a criação do Programa Menos Sal, Mais Saúde - acompanhado da Semana Menos Sal, Mais Saúde - pretende esclarecer a população sobre esses riscos e aconselhar sobre como ter uma alimentação saudável, criando, na cidade, uma cultura de prevenção contra as doenças decorrentes do uso abusivo de sal. “Este projeto contribuirá para orientar e para esclarecer a população sobre medidas essenciais para uma saúde melhor e para a melhora da qualidade de vida dos cidadãos do Município de Porto Alegre.”


Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)