Nutricionistas alertam para perigo do uso excessivo de sal
Nesta segunda-feira (28/3), a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região/RS, Luciana Meneghetti Gehrke, que ocupou a Tribuna Popular, no Plenário Otávio Rocha. Na ocasião, foi apresentado o projeto que visa a conscientizar a população sobre os riscos do consumo excessivo de sal.
A presidente do Conselho destacou que, no Estado, cerca de 30% da população sofre de hipertensão arterial. "Doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Rio Grande do Sul. Isso é um dado preocupante." Segundo ela, é essencial a intervenção do governo para alertar os riscos do consumo excessivo de sal. "Deve haver campanhas que estimulem a população, além de restaurantes, padarias e indústrias, a usar pouca quantidade de sal nos alimentos", disse.
Projeto
O Conselho Regional de Nutricionistas apoia o projeto de lei que institui o Programa Menos Sal, Mais Saúde e a Semana Menos Sal, Mais Saúde na Capital, aprovado em 15 de fevereiro deste ano pela Câmara. O objetivo da proposta, apresentada pelo vereador Delegado Cleiton (PDT), é promover campanhas permanentes para conscientizar os servidores públicos municipais, os alunos da rede municipal de ensino e a população em geral sobre os efeitos nocivos do consumo e do uso excessivo de sal na alimentação.
Os vereadores aprovaram também a Emenda nº 1, de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), que inclui artigo determinando que os estabelecimentos não mais colocarão recipientes com sal sobre as mesas em bares, restaurantes e similares, incluindo cantinas localizadas em hospitais, centros de saúde e escolas. O sal só será fornecido se o cliente solicitar. A emenda, porém, não prevê punições aos estabelecimentos que continuarem disponibilizando o produto nas mesas. O objetivo da emenda é diminuir a exposição dos consumidores ao consumo inadequado de sal.
Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)