Modernização do aeroporto é debatida na Câmara Municipal
A modernização do Aeroporto Salgado Filho, o sexto do país em movimentação internacional, foi tema de debate na audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre na noite desta segunda-feira (11/3). Os vereadores e gestores discutiram os detalhamentos das principais obras previstas para o aeroporto da Capital.
Na audiência, foi discutida a ampliação da pista de pouso e decolagem, cujo projeto resulta de uma parceria entre Infraero e Exército. A ampliação de mil metros da pista atenderá um aumento no transporte de cargas, cuja capacidade e obras atuais atenderão à demanda para a Copa. A ampliação da pista é vital para o presente e para o futuro do Rio Grande do Sul, declarou o prefeito José Fortunati.
Edital de licitação
A Infraero informou que iniciou o planejamento de expansão do aeroporto. Os projetos de ampliação estão em andamento, e o edital de licitação das obras deve ser publicado até fim deste mês de março, com entrega da primeira fase dos serviços prevista para maio de 2014, quando o aeroporto passará a contar com mais duas pontes de embarque, 18 balcões de check-in e outras seis novas escadas rolantes e seis novos elevadores, além de novas esteiras de bagagem.
A segunda fase, prevista no planejamento para 2016, de acordo com a Infraero, fará a instalação de outras duas pontes de embarque, além de mais seis escadas rolantes e nove elevadores e outros 29 balcões de check-in, aumentando os níveis de conforto do maior aeroporto da Região Sul do Brasil.
Terminal de passageiros
Entre as melhorias previstas, estão as ampliações do terminal de passageiros e da pista, o novo terminal de cargas e a instalação do equipamento antineblina (ILS II), além do novo módulo operacional, já em funcionamento desde dezembro de 2011. Atualmente o Salgado Filho já atenderia à demanda da Copa 2014, garantiu o superintendente em exercício do aeroporto, Hélio Cardoso Ferreira.
A capacidade do aeroporto, hoje, é de 13,1 milhões de passageiros ao ano, sendo que, em 2012, utilizou 60% desse total, segundo Ferreira. As obras na pista do Salgado Filho, conforme a Infraero, começam em junho deste ano e devem ter duração de um ano e meio. A explicação para o atraso é a complexidade da obra.
Com a modernização, a capacidade deverá ser ampliada para 15,7 milhões ao ano. O equipamento antineblina auxiliará num dos grandes problemas do aeroporto, que são os fechamentos em decorrência da neblina. O ILS deverá estar em operação já neste inverno e, com ele, poderemos atender até 97% de operacionalização, destacou Ferreira. Instalado em etapas, até maio, toda a iluminação e alargamento necessários para operacionalização do equipamento deverão estar concluídas.
Aeromóvel
O aeromóvel que ligará a estação Aeroporto da Trensurb ao Salgado Filho, próximo de entrar em funcionamento, é uma obra de mobilidade para a Copa de 2014. A expectativa é que a obra fique pronta até o final do semestre. O trajeto de um quilômetro de extensão será percorrido em 90 segundos. O investimento é de R$ 33,8 milhões.
De acordo com o vereador João Carlos Nedel (PP), que presidiu a audiência pública, os investimentos que o Governo Federal está fazendo, através da Infraero, Dnit e Trensurb, precisam e devem ser completados com a expansão da pista do atual aeroporto.
Para a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), o projeto não é apenas voltado para a questão da Copa e o aumento do turismo. O projeto da ampliação do Salgado Filho é para a economia do nosso Estado, destacou.
O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) disse que será montada uma força tarefa entre a Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Câmara Municipal de Porto Alegre para fiscalizar o andamento da ampliação da pista do Salgado Filho. "Daqui dez dias queremos levar os deputados federais, estaduais e vereadores à Infraero para pedir explicações detalhadas sobre o Salgado Filho", afirmou.
O Aeroporto Salgado Filho opera 200 vôos diariamente, entre chegadas e partidas. Possui rotas para oito destinos internacionais: Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Rosário, Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Lima (Peru) e Montevidéu (Uruguai).
Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)