Moradores da Frederico Mentz pedem ajuda contra despejo
Viemos aqui para pedir ajuda, não temos onde colocar nossas crianças. Ao fazer esse desabafo, Jeniffer Luciane Rodrigues lembrou que cerca de 100 famílias que ocupam Casas de Passagem, localizadas na rua Frederico Mentz, no Bairro Navegantes, foram informadas de ordem de despejo com execução prevista para o dia 10, quarta-feira desta semana. O pedido de Jeniffer foi apresentado aos vereadores na Tribuna Popular, da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (8/2).
Conforme informou a representante das famílias que atualmente ocupam as Casas de Passagem, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) ofereceu como alternativa à saída dos moradores o chamado aluguel social. Mas, se nos colocaram lá e agora querem nos tirar, quem garante que não vão retirar depois também esse aluguel, questionou. Jeniffer disse ainda que não são apenas famílias instaladas pelo Demhab que moram no local: há também invasores que a guarda municipal, colocada lá pela prefeitura, permitiu que ocupassem as Casas.
Conforme Jeniffer, diversas reuniões foram feitas com o Departamento na busca de uma solução. O Dr. Goulart (coordenador do Demhab), foi apenas na primeira e depois só mandou representantes, criticou. Nessas reuniões fomos informados que o processo de despejo continua tramitando. Também foi sugerido, por representante do Demhab, segundo afirmou ela, que, aqueles que não tivessem parentes ou amigos onde buscar abrigo, deveriam voltar para suas cidades no interior. Estamos sozinhos lá dentro. Estamos esperando ajuda de nossas lideranças, finalizou ela.
A respeito do pronunciamento feito na Tribuna Popular, o vereador Nelcir Tessaro (PTB), presidente da Casa, na condução dos trabalhos da sessão, informou que deverá ser promovida, ainda nesta semana, reunião com a presença de vereadores, do Demhab, e de representantes do Programa Integrado Entrada da Cidade (Piec), para tratar da questão. Também a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal deverá discutir esse assunto em sua reunião desta terça-feira (9/2).
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Leia também:
Moradores de casas de passagem pedem suspensão de despejo