Cuthab

Cuthab recebe moradores do Bairro São Sebastião

Drago (e) lembrou que lotação foi retirado do bairro em 2001 Foto: Mariana Fontoura
Drago (e) lembrou que lotação foi retirado do bairro em 2001 Foto: Mariana Fontoura

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre reuniu-se na tarde desta terça-feira (5/7) com os moradores do Bairro São Sebastião que reivindicam melhorias no transporte coletivo da região.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro São Sebastião, Gilmar Drago, informou que as primeiras linhas de táxis lotações foram criadas no bairro há 40 anos. Mas em 2001, disse, quando o atual governador Tarso Genro era prefeito, as linhas foram retiradas sem nenhuma explicação. Hoje, afirmou Drago, existe uma linha de lotação que atende o bairro Lindóia e passa pelo São Sebastião. As linhas de ônibus 611 e 610 são do bairro Lindóia, que também atendem a região e não cumpre o período mínimo de espera que deveria ser de nove minutos. Atualmente, disse, os passageiros chegam a esperar vinte minutos e os ônibus chegam lotados. "Os  moradores esperam que a EPTC tome  alguma providência, pelo menos na questão do tempo, entre uma parada e outra".

O engenheiro Flávio Tumelero, gerente de planejamento de transportes da EPTC informou que foi constatado o problema da demora entre uma parada e outra e tomará as devidas providências. Já com relação aos táxis lotações, Tumelero, acha que no momento não existe a possibilidade de reimplantar as linhas no bairro.

Rogério Lago, gerente executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre, informou que até o momento não recebeu da Associação do Bairro São Sebastião a solicitação de uma linha específica para a região. Tão logo receba este pedido, afirmou Lago, será feito um estudo para ver a viabilidade do transporte.

Lago lembrou também que, quando foi criado o sistema de táxis lotação em Porto Alegre, existiam 403 carros e a frota permanece a mesma até hoje. Este é um dos motivos de algumas alterações nas linhas das lotações. O consórcio operacional, na sua opinião, é a melhor solução.

O presidente da Cuthab, vereador Pedro Ruas (PSOL), finalizou a reunião afirmando que cobrará da EPTC a fiscalização no tempo de espera entre uma parada e outra e também uma solução com relação aos táxis lotações da região.

Participaram também da reunião os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Elias Vidas (PPS), Engenheiro Comasseto (PT) e Paulinho Rubem Berta (PPS).

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)