Institucional

Morre o ex-presidente da Câmara Cleon Guatimozim

  • Cleon Guatimozim
    Cleon (e) presidiu o Legislativo nos anos 1970
  • Velório do ex-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cleom Guatimozim. Em primeiro plano, cadeira da presidência da Câmara no Plenário Otávio Rocha
    Velório foi no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre Cleon Guatimozim, 83 anos, morreu na noite desta sexta-feira (2/3) na Santa Casa de Porto Alegre. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. 

Guatimozim, que entrou na Câmara nos anos 1960, foi vereador por quase 27 anos e presidiu o Legislativo nos anos de 1970. Foi ele quem, em 1979, ainda presidindo a Câmara, restituiu os mandatos dos vereadores Glênio Peres e Marcos Klassmann, cassados pela ditadura militar em 1977.

Trabalhista, militou no antigo PTB, por onde se elegeu, na década de 1960, para o primeiro mandato de vereador. Migrou para o MDB no período do bipartidarismo, retornando ao Trabalhismo, já no PDT, a partir da redemocratização, sendo um dos fundadores da sigla idealizada por Leonel Brizola.Ao encerrar o seu último mandato, em 1992, Guatimozim assumiu a defesa dos vereadores aposentados, criando e presidindo uma associação com esse fim, em apoio àqueles que serviram ao Parlamento Municipal e as suas famílias. 
Velório na Câmara

O velório está ocorrendo até as 16 horas de hoje (3/3) no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). O enterro será às 17 horas no Cemitério São Miguel e Almas.

Assessoria de Imprensa CMPA