Plenário

Mostra de Miniaturas entra para o Calendário Oficial da cidade

  • Exposição O Mundo na Palma da Mão - Miniaturas
    Vereador Márcio Bins Ely (PDT) é o proponente (Foto: Esteban Duarte/CMPA)
  • Vereador Mario Bins Ely na tribuna.
    Vereador Márcio Bins Ely (PDT) é o proponente (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou projeto de lei que inclui o evento Mostra de Miniaturas e Modelismo de Porto Alegre nos calendários de Eventos de Porto Alegre e Mensal de Atividades da cidade. O evento será realizado em outubro e de acordo com o autor do PL, vereador Márcio Bins Ely (PDT), será “um período dedicado a reunir e celebrar essa arte, bem como estimular sua divulgação e oferecer às pessoas de todas as idades uma lúdica e instrutiva atividade de recreação”.

As miniaturas surgiram há milhares de anos e já foram lascadas em pedra, moldadas em barro ou entalhadas em madeira para representar o próprio homem, o mundo ao seu redor e os objetos criados por ele. Atualmente, as miniaturas são muito mais complexas e perfeitas, construídas em materiais diversos e sofisticados, mas mantendo o realismo, a precisão, a cultura e a arte. Elas também podem servir como ferramentas de pesquisa, desenvolvimento e ensino, pois permitem uma melhor visualização dos objetos e, em consequência, um entendimento maior de suas formas, funções, dimensões gerais e proporções. Disciplinas como engenharia, arquitetura, medicina, física e artes plásticas são as que mais utilizam as miniaturas para aperfeiçoar o aprendizado. Conforme Bins Ely, “é inegável a contribuição que as miniaturas oferecem como complemento às atuais metodologias de ensino na educação”.

Porto Alegre possui um grande número de modelistas e colecionadores de miniaturas, designações dadas a quem produz e reúne um acervo de modelos e miniaturas, e já realizou centenas de exposições. Assim, “o evento Mostra de Miniaturas e Modelismo de Porto Alegre é uma oportunidade de encantar e de estimular os alunos e os entusiastas a pesquisar e a aprimorar suas técnicas, contando e estudando, em pequenas peças de exposição, a história do seu tempo e da humanidade”, finaliza o autor do projeto.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)