Plenário

Projeto inclui Mostra de Miniaturas no Calendário de Eventos de Porto Alegre

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Márcio Bins Ely na tribuna do plenário.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei que inclui o evento Mostra de Miniaturas e Modelismo de Porto Alegre nos calendários de Eventos de Porto Alegre e Mensal de Atividades da cidade. O evento será realizado em outubro e de acordo com o autor do PL, vereador Márcio Bins Ely (PDT), será “um período dedicado a reunir e celebrar essa arte, bem como estimular sua divulgação e oferecer às pessoas de todas as idades uma lúdica e instrutiva atividade de recreação”.

As miniaturas surgiram há milhares de anos e já foram lascadas em pedra, moldadas em barro ou entalhadas em madeira para representar o próprio homem, o mundo ao seu redor e os objetos criados por ele. Atualmente, as miniaturas são muito mais complexas e perfeitas, construídas em materiais diversos e sofisticados, mas mantendo o realismo, a precisão, a cultura e a arte. Elas também podem servir como ferramentas de pesquisa, desenvolvimento e ensino, pois permitem uma melhor visualização dos objetos e, em consequência, um entendimento maior de suas formas, funções, dimensões gerais e proporções. Disciplinas como engenharia, arquitetura, medicina, física e artes plásticas são as que mais utilizam as miniaturas para aperfeiçoar o aprendizado. Conforme Bins Ely, “é inegável a contribuição que as miniaturas oferecem como complemento às atuais metodologias de ensino na educação”.

Porto Alegre possui um grande número de modelistas e colecionadores de miniaturas, designações dadas a quem produz e reúne um acervo de modelos e miniaturas, e já realizou centenas de exposições. Assim, “o evento Mostra de Miniaturas e Modelismo de Porto Alegre é uma oportunidade de encantar e de estimular os alunos e os entusiastas a pesquisar e a aprimorar suas técnicas, contando e estudando, em pequenas peças de exposição, a história do seu tempo e da humanidade”, finaliza o autor do projeto.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)