Artes Plásticas

Mostra póstuma reúne pinturas de Ermanno Ducceschi

Auto-retrato com os filósofos Foto: Divulgação
Auto-retrato com os filósofos Foto: Divulgação

A Galeria Clébio Sória, da Câmara Municipal de Porto Alegre, apresenta, até 4 de maio, exposição póstuma do pintor ítalo-brasileiro Ermanno Ducceschi (1920-1998). Compõem a mostra pinturas em óleo sobre tela e eucatex criadas ao longo de 53 anos pelo artista, que, na década de 1940, passou a viver na capital do Rio Grande do Sul. A entrada é franca.

Ducceschi nasceu em Pistoia, Itália, em 10 de junho de 1920, e cursou Pintura e Artes Gráficas no Real Instituto de Arte de Florença. Na Europa, obteve destaque com obras em tons escuros e foscos que expressam o sofrimento provocado pela Segunda Guerra Mundial. Em 1947, depois do nascimento do primeiro filho, mudou-se para o Brasil. Seu trabalho ganhou mais cor. Pintou paisagens urbanas e rurais, naturezas-mortas e figuras humanas, entre outros temas. Viajou diversas vezes para o Peru e o Paraguai. Nas pinturas mais recentes, a realidade mistura-se ao surrealismo.   

Em Porto Alegre, Ducceschi firmou-se como pintor e escritor – deixou cinco publicações sobre psicologia analítica. Foi professor de desenho e decoração na Escola Estadual Ernesto Dornelles, formou-se em Psicologia pela Pucrs e apresentou tese de livre docência no Instituto de Artes da Ufrgs. Nos anos 80, teve a obra analisada no Quaderni di Pinttura – I Contemporanei, Piperno Edizioni, Roma, Itália. Expôs em Florença, Pistoia, Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo, onde conquistou prêmios e reconhecimento.

A exposição na Câmara tem curadoria de Francesca Ducceschi, esposa do artista, que, em 2000, organizou outra mostra em memória do marido na Galeria Donatello, Florença. A visitação é das das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras, na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações: (51) 3220-4392 ou e-mails claudiah@camarapoa.rs.gov.br  e francesca.d@brturbo.com.br

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:

Mostra póstuma de Ermanno Ducceschi aberta até sexta-feira