Comissões

Movimento pela instalação do HPS-Zona Sul pede apoio

Fortes (e) coordena Câmara Técnica do Hospital Parque Belém Foto: Elson Sempé Pedroso
Fortes (e) coordena Câmara Técnica do Hospital Parque Belém Foto: Elson Sempé Pedroso

A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) reuniu-se nesta manhã (16/6) por solicitação da Câmara Técnica do Hospital Parque Belém para tratar da dotação orçamentária  com a finalidade da implantação do Pronto Socorro da Zona Sul de Porto Alegre. O coordenador da Câmara Técnica do Hospital Parque Belém, Ivo Fortes, disse que há dez anos as comunidades da região reivindicam a construção do HPS-Zona Sul.

Conforme Fortes, o gestor público tem que ser parceiro nesta reivindicação e garantir à população o direito de uma vida saudável. Para ele a formação de uma comissão para elaborar um projeto que viabilize a implantação do HPS-Zona Sul seria, hoje, a melhor solução.

O presidente do Sanatório Belém, entidade mantenedora do Hospital Parque Belém, José Bonifácio Glass afirmou que a instituição está sensível aos apelos da comunidade. "Há oito anos começaram as tratativas para a instalação do HPS-Zona Sul dentro do Hospital. Em maio de 2003 foi inaugurada a ala que vem prestando serviço de pronto-atendimento clínico, já que a instituição não tem condições de arcar sozinha com o custeio da implantação de um HPS".

Para Glass a implantação do HPS-Zona Sul só poderá ser viabilizada com aporte de recursos públicos. No seu entendimento a saída para esta problemática seria a formação de uma  comissão para estudar e elaborar o projeto sugerida pelo coordenador da Câmara Temática Ivo Fortes.

Luiz Eurico Valandro, diretor técnico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disse que a secretaria é favorável a implantação de uma unidade do HPS-Zona Sul e que a comissão de estudos é fundamental. “A SMS é parceira nesta comissão e coloca todo o seu corpo técnico para a elaboração do projeto”, afirmou Valandro.

O vereador Engenheiro Comasseto (PT) informou que existe uma verba destinada no Município, para a formação da comissão: "Se não for utilizada até o final de 2009 estará perdida". Conforme Comasseto, essa verba é uma emenda de sua autoria aprovada no  Plano Plurianual 2006/2009.

O presidente da Cefor, vereador Airto Ferronato (PSB), de comum acordo com todos participantes da reunião entenderam que a melhor proposta para a implantação do HPS-Zona Sul é formação de uma comissão para estudar e elaborar um projeto que contemple todas as necessidades.

Esse grupo de trabalho, segundo Ferronato, seria formado também pela Cefor, Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, Secretaria Municipal da Saúde, representantes dos governos estadual e federal, Hospital Parque Belém, Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Câmara Técnica do Hospital Parque Belém, Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Conselho Municipal da Saúde e o Gabinete de Programação Orçamentária (GPO).

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)

Ouça:
Vinte mil pedem Pronto Socorro na Zona Sul