HPSZona Sul: Cefor sugere audiência com Fortunati
A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), da Câmara Municipal de Porto Alegre, reuniu-se nesta terça-feira (20/4) com os integrantes da Câmara Técnica do Hospital Parque Belém, direção do Hospital Parque Belém, e representantes das secretarias Estadual e Municipal da Saúde do Gabinete de Programação Orçamentária (GPO). Na reunião foi discutida emenda no orçamento municipal deste ano, no valor de R$ 200 mil reais, destinada à elaboração do projeto para a implantação do Hospital de Pronto Socorro da Zona Sul.
O presidente da Cefor, vereador Edenir Cecchim (PMDB), abriu os trabalhos afirmando que para se manter um Pronto Socorro (HPS) é preciso de verbas permanentes. Os custos de manutenção e de pessoal são elevados, lembrou. A direção do Hospital argumentou que o desejo da comunidade é a implantação do HPS. De acordo com o diretor administrativo do Hospital Parque Belém, Mauro Sparta, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já tem local designado e autorizado para sua implantação, seja através de doação ou comodato com a prefeitura.
A representante da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Roberta Dalcin, disse que a UPA é uma atendimento de média e baixa complexidade e que o Parque Belém é a retaguarda do HPS-Centro nos casos de traumatologia e cardiologia. O Parque Belém é um aporte para o paciente no 2º atendimento. Ainda na reunião, o vereador João Antonio Dib (PP) sugeriu que a Cefor, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), as secretarias Estadual e Municipal de Saúde, e a Direção do Hospital junto com a Câmara Técnica elaborem um plano com elementos sustentáveis, mais próximo da realidade, para marcar uma audiência com o prefeito José Fortunati (PDT). De acordo com Dib, essa seria a maneira mais acertada de se conseguir algo concreto seja para a construção da UPA ou do HPS- Zona Sul.
Participaram da reunião também os vereadores Airto Ferronato (PSB) e João Carlos Nedel (PP).
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Ouça: