Comissões

Implantação de HPS na Zona Sul depende de verbas

Proposta de viabilização de projeto para HPS na Zona Sul foi apresenta na Cefor Foto: Elson Sempé Pedroso
Proposta de viabilização de projeto para HPS na Zona Sul foi apresenta na Cefor Foto: Elson Sempé Pedroso

A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) reuniu-se nesta manhã (18/8) por solicitação da Câmara Técnica do Hospital Parque Belém para tratar, juntamente com o Grupo de Trabalho, da implantação do Pronto Socorro da Zona Sul de Porto Alegre. O vice-presidente do Hospital Parque Belém, Artur Benedito Pereira Filho, disse que há dez anos as comunidades da região reivindicam a construção do HPS-Zona Sul. Hoje ele fez uma breve demonstração de como este estudo está sendo viabilizado.

Conforme Pereira Filho, o gestor público tem que ser parceiro nesta reivindicação e garantir à população o direito de uma vida saudável. "É necessária a formação de uma comissão com a finalidade de elaborar um anteprojeto que viabilize, junto ao orçamento da União, verbas para a implantação do HPS-Zona Sul", afirmou.

O vereador Engenheiro Comasseto (PT) lembrou que no Plano Plurianual 2010/2013 foram aprovadas emendas com a finalidade de agilizar a implantação do HPS-Zona Sul. Conforme Comasseto é fundamental que o anteprojeto seja elaborado visando principalmente as necessidades financeiras, de recursos humanos e jurídico administrativo.
 
Com o anteprojeto elaborado, como disse o presidente da Cefor, vereador Airto Ferronato (PSB), a comissão agendará reunião com a bancada federal gaúcha, através do deputado Beto Albuquerque (PSB), para que sejam pleiteadas emendas no orçamento da União beneficiando o início das tratativas do HPS-Zona Sul.

O próximo encontro da Cefor ficou marcado para o dia 29 de setembro quando será apresentado o anteprojeto e o resultado da reunião com os deputados federais.

Participaram da reunião da Cefor, além dos vereadores Airto  Ferronato (PSB) e Engenheiro Comasseto (PT), os vereadores João Antonio Dib (PP), João Carlos Nedel (PP), Elias Vidal (PPS), Mauro Pinheiro (PT), Dr. Thiago (PDT) e Dr. Raul (PMDB). Também estavam presentes o diretor do Hospital Parque Belém, Mauro Sparta, o coordenador e a vice-coordenadora da Câmara Temática do Hospital Parque Belém, Ivo Fortes dos Santos e Maria Helena França, além de representantes da Associação dos Moradores do Bairro Vila Nova.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)