Presidência

Nagelstein recebe permissionários do Mercado Público

Presidente Valter recebe permissionarios do Mercado Publico.
Encontro discutiu edital lançado pela prefeitura visando Parcerias Público Privadas para o Mercado Público (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (MDB), recebeu na manhã desta terça-feira (22/5) representantes da Associação do Comércio do Mercado Público Central. O encontro teve por objetivo debater sobre o edital para o Procedimento de Manifestação de Interesse da estrutura do Mercado Público (PMI), lançado na semana passada pelo Executivo Municipal.

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Bruno Vanuzzi, esse PMI serve como instrumento jurídico que irá permitir à iniciativa privada a elaboração de estudos técnicos e, também, de viabilidade econômica para os projetos de parceria público-privada. De acordo com Sérgio Lorenzo, vice-presidente da Associação do Mercado Público, os permissionários ainda não têm uma posição formada sobre a proposta. “Não fizemos uma assembleia ainda. Só ficamos sabendo do edital através da imprensa”, reclamou ele, ressaltando que o Mercado funciona basicamente através do empenho dos permissionários e dos funcionários. “Nossa relação com o Executivo é fria, falta comunicação.” Ele disse ainda que o Mercado funciona basicamente através de uma “vaquinha mensal” feita pelos permissionários. “A gente junta em torno de R$ 100 mil por mês para manter uma estrutura básica de limpeza.”

Bruno Farias Lopes, advogado da Associação, manifestou-se dizendo que os fundos arrecadados através do FunMercado caem no caixa único da prefeitura, inviabilizando melhorias no prédio. “Esse dinheiro deveria ser usado para atender melhorias na área comum, mas não temos acesso a ele.”

No final do encontro, Nagelstein sugeriu que os permissionários sejam ouvidos pelos demais vereadores através de espaço na Tribuna Popular da Casa Legislativa. “Vamos agendar uma data para que possamos ouvir uma posição mais clara de vocês”, enfatizou ele, ressaltando que, para tanto, será necessário o envio de um ofício, através da Associação, solicitando o espaço. Nagelstein lembrou ainda que, enquanto esteve à frente da Secretaria Municipal da Produção e Comércio (Smic), manteve uma relação cordial com os permissionários. “Implantamos o Fumo Zero e câmaras frias, além do projeto bilíngue.” Atualmente o Mercado Público de Porto Alegre opera na área central da cidade com 108 permissionário e 1.200 funcionários.

Texto: Regina Andrade (Reg. Prof. 8.423)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)