FINANÇAS

Nedel a favor da revisão do IPTU

Movimentação de plenário. Discussão e votação sobre projeto que altera o pagamento do IPTU. Na foto, os vereadores João Carlos Nedel e Adeli Sell.
Movimentação de plenário. Discussão e votação sobre projeto que altera o pagamento do IPTU. Na foto, os vereadores João Carlos Nedel e Adeli Sell. (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

A Prefeitura Municipal reenviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que altera o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com alterações no Projeto que havia sido enviado e rejeitado pelos vereadores em setembro. A proposta, atual, precisa ser aprovada até o final do mês, para entrar em vigor no próximo ano.

Segundo a Prefeitura, o Projeto busca fazer justiça tributária e algumas propriedades poderão ter acréscimos no IPTU causados pela valorização do imóvel, em decorrência do desenvolvimento de bairros e regiões.

O Vereador João Carlos Nedel votou a favor no primeiro projeto, pois a Planta de Valores da Cidade está muito defasada e precisa ser atualizada. “São quase três décadas sem nenhuma atualização. E como resultado, temos várias distorções: apartamentos de alto valor pagando pouco imposto e residências mais modestas, contribuindo mais”.

Para Nedel, a aprovação das novas regras para o IPTU é importante para Porto Alegre e, na hora da votação, é essencial que as ideologias sejam postas de lado e que o Bem Comum prevaleça. “Como vereadores precisamos pensar na Cidade, no todo, e não defender interesses individuais ou de grupos. Esse projeto não é para aumentar impostos. É para que o IPTU seja cobrado de acordo com o valor atualizado do imóvel”.