Nedel destaca articulação da Cosmam com a sociedade
O vereador João Carlos Nedel (PP), que presidiu a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal em 2006, destacou a articulação com a sociedade e, de modo especial, com as entidades ligadas à área de saúde em Porto Alegre como uma das prioridades alcançadas pela Cosmam no ano passado. Nedel também destacou o sucesso das intermediações da Comissão no sentido de minimizar os problemas financeiros enfrentados pelos hospitais públicos e privados da Capital que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conseguimos ajudar hospitais como o Beneficência Portuguesa, o Porto Alegre e o Espírita, que pediram nossa intermediação junto ao Executivo municipal e estadual. Outra prioridade da Cosmam, a viabilização do Hospital Parque Belém como Pronto Socorro da Zona Sul, segundo Nedel, ainda depende da ampliação das verbas do SUS destinadas ao Município. Já a reforma do posto de saúde da Vila dos Comerciários, o PAM-3, explicou, está em andamento, resultado da fiscalização da Cosmam. No entanto, a Prefeitura ainda está tentando obter verbas do governo federal para concluir a reforma.
Também foram discutidos pela Cosmam em 2006, conforme lembrou o ex-presidente, projeto do Executivo que concedeu um terreno municipal para a construção do novo Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), a fiscalização e implementação da legislação que regula as estações de rádio-base (ERBs) nos bairros da cidade, as obras do Programa Socioambiental, a situação dos postos de saúde das Vilas Esmeralda e Mapa e a superlotação de usuários no Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs), entre outras pautas.
A Cosmam também promoveu reuniões mensais do Fórum pelo Bem-Estar dos Animais, coordenado em 2006 pelo vereador Claudio Sebenelo (PSDB), e que priorizou os mutirões para esterilização de cães e gatos - realizados por organizações não-governamentais, com apoio da Cosmam -, a criação de um núcleo de defesa do bem-estar animal na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e a discussão do projeto do vereador Sebastião Melo (PMDB) que prevê a eliminação gradativa da circulação de carroças na Capital.
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)