Agora é lei

Novas leis atualizam regras sobre carrinheiros, animais e fiação aérea

  • Centro de Porto Alegre. Cidade. Fiação elétrica. Fios. Poste.
    Nova lei obriga empresas a retirar fios em desuso dos postes (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Carrinheiros pelas ruas de Porto Alegre. Em destaque Av. Voluntários da Pátria.  Trânsito da cidade. Reciclagem de lixo
    Nova lei permite circulação de carrinheiros até o final de 2025 (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Foram sancionadas pela Prefeitura da Capital novas leis propostas por vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre. São as seguintes:

FIOS EM POSTES - Lei 14.140/2024, que obriga a empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica a realizar a manutenção, o alinhamento, a substituição e a retirada de fios e cabos de energia elétrica e de fibra ótica de telecomunicações avariados, inutilizados ou em desuso presentes nos postes de energia elétrica localizados no Município." O projeto é de autoria de João Bosco Vaz (PDT) e foi aprovado pela Câmara em 13 de novembro deste ano. 

ANIMAIS EM CONDOMÍNIOS - Lei 14.141/2024, que proíbe a inclusão de cláusulas restritivas em convenção, regulamento, regimento interno ou qualquer instrumento legal de condomínio relacionadas à permanência de animais domésticos em suas unidades autônomas e em suas áreas comuns. O projeto foi apresentado por Lourdes Sprenger (MDB) e aprovado pela Câmara em 13 de novembro de 2024. 

PERMISSÃO A CARRINHEIROS - Lei Nº 14.142/2024, que amplia o prazo para a proibição, em definitivo, da circulação no trânsito do Município de Porto Alegre até o dia 31 de dezembro de 2025, dos Veículos de Tração Humana (VTHs). O projeto, aprovado em 13 de novembro de 2024 pela Câmara, é de autoria de Jonas Reis (PT).

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)