Nutricionistas alertam para o desperdício de alimentos
A presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região, Carmem Kieling Franco, divulgou, nesta quinta-feira (6/10), a Semana da Alimentação RS 2011 e a Campanha sobre a Fome, Obesidade e Desperdício: não alimente este problema. O tema da semana neste ano é a "Alta do preço dos alimentos: da crise à estabilidade". "Há um bilhão de pessoas passando fome no mundo, ao mesmo tempo que observamos um gigantesco desperdício de alimentos. No Brasil, 70 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas diariamente," informou Carmem durante sua participação na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre
Além do desperdício, outros dois problemas preocupam os nutricionistas: a epidemia mundial de obesidade e suas consequências sobre a saúde e a alta nos preços dos alimentos. "O mundo possui hoje 300 milhões de obesos. No Brasil, uma em cada três crianças está acima do peso." Segundo ela, este quadro tem contribuído para o aumento de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão, males cada vez mais comuns em crianças.
O aumento no preço dos alimentos em âmbito mundial também preocupa a categoria que forma o sistema nacional de nutrição. De acordo com Carmem, o mundo produz comida em quantidade suficiente para alimentar toda a população. "O problema é que muitos não têm acesso a estes alimentos. Com isso, cresce o risco de uma nova crise alimentar que atingirá principalmente as populações mais vulneráveis."
A Semana da Alimentação RS 2011 será aberta oficialmente no dia 11 de outubro, em cerimônica na Assembleia Legislativa do RS. O evento promoverá ações em locais públicos com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de combater o desperdício e de ter uma alimentação saudável. " Alimentação de qualidade promove saúde", ressaltou Carmem Kieling. O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro.
Para mais informações sobre os eventos, clique aqui.
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)