Tribuna Popular

Odontologistas pedem valorização profissional

Gilson Beltrão expôs reivindicações Foto: Desirée Ferreira
Gilson Beltrão expôs reivindicações Foto: Desirée Ferreira
O Sindicato dos Odontologistas do RS (Soergs) entregou, nesta segunda-feira (22/10), documento à Câmara Municipal de Porto Alegre alertando sobre a necessidade de valorização dos profissionais da área. Ao ocupar a Tribuna Popular, o coordenador do Comitê das Entidades Odontológicas (Ceco), Gilson Beltrão, disse que o segmento obteve alguns avanços em 2012, mas observou que há ainda muitas demandas a serem cumpridas. "É preciso que o município ofereça uma odontologia de qualidade à população. Só assim conseguiremos estagnar as chamadas "trambiclínicas", que surgem no mercado pela ausência do Estado na saúde bucal."

No documento entregue aos vereadores, o Soergs reivindica a inclusão do atendimento de urgência odontológica em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a inscrição dos auxiliares de saúde bucal municipais no Conselho Regional de Odontologia (CRO/RS), a ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família, para que cada equipe de PSF conte com um dentista, e a criação do cargo de especialista na odontologia, a serem preenchidos por concurso público.

Beltrão defendeu também a aposentadoria especial aos 25 anos, por insalubridade, aos profissionais da odontologia. Segundo ele, o Judiciário já reconheceu este direito, mas a Prefeitura ainda não. "Trabalho no HPS e sou testemunha que 25 anos de trabalho em área insalubre é o máximo suportável por um profissional. Acima disso, a assistência pode ficar comprometida", afirmou.

A regulação na relação paciente/dentista/planos de saúde é outra luta travada pelos odontologistas. Beltrão disse que a categoria tem reivindicado à Agência Nacional de Saúde (ANS) que atue de forma mais eficaz na fiscalização dos serviços. Para ele, a defasagem nos valores dos honorários não pode inviabilizar o trabalho dos profissionais.

O representante dos odontologistas lembrou que a categoria apoiou a atual administração e espera agora a contrapartida do município em ações para melhorar a saúde bucal dos porto-alegrenses. "Nos 65% de votos obtidos pelo prefeito, estão os votos da odontologia."

Comemorações

O Ceco está promovendo também a 11ª Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal e a 2ª Semana Municipal de Saúde Bucal. Os eventos começaram ontem (21/10) e se estendem até o próximo dia 30. As semanas marcam o Dia do Cirurgião Dentista, comemorado em 25 de outubro. Veja aqui a programação completa

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062) 
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)