Artes Plásticas

Orixás, o Poder dos Deuses é prorrogada até dia 28

Obras de Deja Rosa estão no térreo Foto: Cassiana Martins
Obras de Deja Rosa estão no térreo Foto: Cassiana Martins (Foto: Cassiana Martins/CMPA)
A exposição Orixás, o Poder dos Deuses, da artista Deja Rosa, foi prorrogada até 28 de novembro na Galeria Clébio Sória, térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre. Montada em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20/11), a mostra reúne 18 pinturas sobre tela e textos explicativos de cada trabalho, tendo curadoria de Patrícia Brito e apoio do vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) e da Black Brazil Art.

Deja exibe o resultado de pesquisa com texturas, cores e movimento iniciada em 2006 e apresentada em exposição, pela primeira vez, um ano depois em Santa Maria. De lá para cá, a artista aprimorou as técnicas, utilizando sobreposições de materiais. As telas retratam divindades do Candomblé da Bahia, com suas características e personalidades. "A cada orixá, uma força, uma cor e uma sensibilidade de expressão", ensina. "Acreditar na força dos orixás é acreditar no poder da terra, na sua força interior e na força maior, que é Deus."
 
Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Deja é desenhista, pintora e decoradora e tem diversos trabalhos e participações em salões, feiras e mostras nacionais e internacionais. Como atesta a curadoria, a artista expressa com suas obras "conhecimento das origens do povo, de seus costumes e fé na força dos ventos, das águas, dos mares, da luz das cores, na busca de proteção, paz, harmonia, saúde e prosperidade".

A Câmara de Porto Alegre fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. A mostra pode ser visitada das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras. Entrada franca. Informações: (51) 3220-4318, na Seção de Memorial.

Texto edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)