Artes Plásticas

Pinturas de Deja Rosa representam o universo dos orixás

Exposição reúne 18 imagens de divindades do Candomblé da Bahia Foto: Cassiana Martins
Exposição reúne 18 imagens de divindades do Candomblé da Bahia Foto: Cassiana Martins (Foto: Cassiana Martins/CMPA)
Orixás, o Poder dos Deuses é a exposição da artista Deja Rosa que pode ser visitada até 21 de novembro na Galeria Clébio Sória, da Câmara Municipal de Porto Alegre. Montada em homenagem à Semana na Consciência Negra, a mostra reúne 18 pinturas sobre tela e textos explicativos de cada trabalho, tendo curadoria de Patrícia Brito e apoio do vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) e da Black Brazil Art.

Na Câmara, Deja exibe o resultado de pesquisa com texturas, cores e movimento iniciada em 2006 e apresentada em exposição, pela primeira vez, um ano depois em Santa Maria. De lá para cá, a artista aprimorou as técnicas, utilizando sobreposições de materiais. As telas retratam divindades do Candomblé da Bahia, com suas características e personalidades. "A cada orixá, uma força, uma cor e uma sensibilidade de expressão", ensina. "Acreditar na força dos orixás é acreditar no poder da terra, na sua força interior e na força maior, que é Deus."
 
Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Deja é desenhista, pintora e decoradora e tem diversos trabalhos e participações em salões, feiras e mostras nacionais e internacionais. Como atesta a curadoria, a artista expressa com suas obras "conhecimento das origens do povo, de seus costumes e fé na força dos ventos, das águas, dos mares, da luz das cores, na busca de proteção, paz, harmonia, saúde e prosperidade".

A Galeria Clébio Sória fica no térreo da Câmara de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), com visitação das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras. Entrada franca. Informações: (51) 3220-4318, na Seção de Memorial.

Texto edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)