Homenagem

Padre José Schaedler recebe comenda Porto do Sol

Comenda destaca atuação do religioso Foto: Mariana Fontoura
Comenda destaca atuação do religioso Foto: Mariana Fontoura
A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu nesta sexta-feira (22/6) a comenda Porto do Sol ao padre José Luiz Schaedler. A distinção foi proposta pelo vereador Paulinho Rubem Berta (PPS) e entregue em sessão solene realizada no Plenário Otávio Rocha.

Rubem Berta disse que hoje é um dos grandes momentos de sua carreira na Câmara por poder homenagear Schaedler. Lembrou que é morador do bairro Rubem Berta, região onde atua o homenageado. "Acompanho o trabalho dele há muitos ali. O padre José Luiz, com seu trabalho, tem levado progresso, renda, emprego, fé e carinho a todos nós da região." O vereador acrescentou que sempre que buscou ajuda para a comunidade recebeu a mão estendida de Schaedler. "Ele é um exemplo para alguém como eu, um ex-cobrador de ônibus que chegou à Câmara de Porto Alegre ", afirmou. "Porto Alegre precisa de homens com a capacidade, a fé e a vontade de José Luiz em formar parcerias para qualificar nossa sociedade."

Schaedler agradeceu a Rubem Berta pela homenagem e destacou o trabalho do vereador junto à comunidade. "Foi com sua simplicidade e garra que Paulinho chegou até aqui." Ao receber a comenda, o padre destacou que não estava representando a si mesmo e sim representando aqueles que são os seus braços e pernas. "Sou agradecido a Deus e ao esforço de meus auxiliares. Cada um deles é peça importante nesta caminhada."

História 

Nascido em Tupandi, em 1958, Schaedler é formado em Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote em 1985. Criou, em 1989, o santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Porto Alegre. Entre 1988 e 1996, construiu sete capelas em comunidades de Porto Alegre. Foi fundador do Lar Menino Jesus de Praga, em 1993. Atualmente, Schaedler é reitor do santuário Nossa Senhora de Fátima, pároco da Paróquia Estudantil e diretor-geral da rede de escolas São Francisco. É também coordenador do Vicariato da Cultura da Arquidiocese de Porto Alegre.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Mauro Zacher (PDT), e contou com as presenças dos vereadores Maria Celeste (PT), Professor Garcia (PMDB), Mauro Pinheiro (PT), Toni Proença (PPL) e João Carlos Nedel (PP), além de amigos e familiares do homenageado e de professores e alunos das escolas da rede São Francisco.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)