Institucional

Pane elétrica atrapalha abertura dos trabalhos legislativos de 2018

Sessão extraordinária realizada com luzes de emergência marcou primeira reunião do ano

  • Primeira sessão do ano é encerrada por falta de luz.
    Vereadores avaliam problema causado pela falta de iluminação do Plenário Otávio Rocha (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Primeira sessão do ano é encerrada por falta de luz.
    Chamada para quórum foi feita com auxilio de lanterna de celular (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Corte no fornecimento de energia em parte do sistema elétrico da Câmara Municipal de Porto Alegre impossibilitou, na tarde desta quinta-feira (1º/2), a realização da primeira sessão ordinária de 2018. Contudo, mesmo sem plenas condições de uso dos sistemas necessários para o funcionamento das atividades legislativas no Plenário Otávio Rocha, o presidente da Casa, vereador Valter Nagelstein (PMDB), com acordo das lideranças presentes, realizou uma breve sessão extraordinária. Na oportunidade, sob luzes do sistema de iluminação de emergência, foram feitos alguns encaminhamentos, como a posse de vereadores em cargos da Mesa Diretora e em Comissões Permanentes.

O Setor de Obras e Manutenção (SOM) da Casa Legislativa explicou que o corte no fornecimento de energia foi causado por testes que vem sendo feitos para a entrada em operação de equipamentos da nova subestação de energia elétrica. Ao ser feita a alternância entre os aparelhos disponíveis e aqueles que estão sendo instalados, ocorreu a queda de chaves que causaram a falta de eletricidade em algumas redes de distribuição. Conforme o SOM, haverá novo cortes decorrentes dos mesmos testes. Estas novas paradas, podendo a chegar até a um turno inteiro, contudo, serão previstas e comunicadas antecipadamente.

Sessão

Na próxima segunda-feira (5/2), para às 14 horas, está marcada sessão ordinária no Plenário Otávio Rocha, conforme o calendário de atividades normais da Câmara Municipal. As sessões ordinárias são realizadas sempre nas segundas, quartas e quintas-feiras. Nas terças-feiras é a vez da seis Comissões Permanentes. Já nas sextas-feiras, havendo convocação, são realizadas reuniões extraordinárias destas comissões. O Legislativo também promove audiências públicas, para debates de temas específicos; além de sessões solenes ou extraordinárias, conforme venham a ser aprovadas pelo plenário.

Todas as sessões, ordinárias, extraordinárias e solenes, bem como audiências públicas e as reuniões das comissões permanentes são abertas à população. O Legislativo da Capital tem sua sede no Palácio Aloísio Filho, na Avenida Loureiro da Silva, 255. Os trabalhos dos vereadores podem ainda ser acompanhados pela página eletrônica www.camarapoa.rs.gov.br, pelo Facebook (Câmara Municipal de Porto Alegre), pela Rádio Web (radio.camarapoa.rs.gov.br) e pela TV Câmara, Canal 16 da Net ou canal digital 61.4).

Texto e edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)